Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

21 março 2013

A pobre Europa dos pobres


A destruição social da Europa avança com uma rapidez que surpreende os mais atentos observadores. A Grécia, neste momento, encontra-se em estado de choque, com o seu PIB a cair nos últimos seis anos mais de 25%.
Como nos campos de batalha, todos os relatórios das baixas são incompletos, pois a refrega está ainda no princípio. Mas o desemprego ultrapassou a barreira dos 25% e, nas ruas, o partido nazi Aurora Dourada serve a sopa dos pobres e persegue os imigrantes. Na Roménia, se somarmos todos os níveis de pobreza, 40% da população vive com severas carências e dificuldades.
Em Espanha, para além da escalada do desemprego, o maior de toda União, já três milhões de espanhóis têm de receber apoio alimentar das mais diversas ONG. Em
Portugal, de acordo com dados de 2012, temos 18% da população vivendo abaixo do limiar da pobreza, mas 43% da população corre um sério risco de nela tombar. Basta que uma parte dos cortes permanentes de quatro mil milhões de euros que o Governo da troika pretende efectuar incida nas prestações sociais para vermos o exército dos pobres aumentar exponencialmente na Lusitânia. Não admira que o director do Comité Internacional da Cruz Vermelha, Yves Daccord, tenha dito recentemente que o nível de ajuda alimentar actual só é comparável com a dos dias da II Guerra Mundial.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-21/0/5_2017706_25552F714FE9E7495C296B20B984FF44.pdf