Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

24 novembro 2006

Aprendendo História - O documento iconográfico







O DOCUMENTO ICONOGRÁFICO




Por documento iconográfico entende-se toda a imagem pintada, desenhada ou esculpida que nos transmite informação sobre a História e, através da qual, podes conhecer melhor uma realidade específica.

A análise de um documento iconográfico é semelhante à análise dos documentos escritos.

Conhecer o autor e a data da realização de um documento iconográfico é importante para a sua própria análise histórica. Todavia, muitas vezes é impossível identificar o seu autor num documento deste tipo e, nesse caso, dizemos que se trata de um autor anónimo. relativamente à datação dos documentos deves fazer o possível para indicar, pelo menos, o século em que este terá sido produzido.

No caso concreto o autor é o pintor moçambicano Malangatana. Quanto à data de produção ocorreu na segunda metade do século XX.

A descrição de um documento iconográfico é importante para a sua análise histórica e artística. Por isso, deves descrever a imagem ao pormenor, identificando personagens, objectos, símbolos, lugares, tudo o que for capaz de dar informações a partir das quais possas elaborar a explicação da imagem.

Deves ainda tomar atenção a eventuais textos explicativos auxiliares que podem de algum modo ajudar-te a compreender a imagem e todo o seu contexto histórico-artístico.