António Silva. O português que dropou as ondas de McNamara e que o mundo não viu.
Ninguém duvida do mérito do surfista norte-americano que trouxe a Nazaré para o mapa do surf mundial. Mas cá não falta talento para fazer igual.
Garrett McNamara estava ontem escarrapachado na manchete do site do “Daily Mail”. Ao mesmo tempo a Sic Notícias publicava um vídeo com ondas do surfista norte-americano (mas de um português também), lançando a hipótese de um novo recorde. Aos olhos do comum espectador, atento às dimensões do mar – falam em ondas de quase 30 metros –, António Silva, surfista da praia Grande, passou injustamente despercebido. O palco era de McNamara.
Não queremos com isto retirar o mérito ao surfista residente no Havai – desde 2010 a mostrar ao mundo do surf o que a praia do Norte tem de melhor –, mas sim dar a conhecer quem por cá faz o mesmo. Ontem à noite, o “Record”, o único jornal nacional a tocar no assunto, embora muito ao de leve, publicava uma fotografia (após um alarido na sua página de Facebook com os utilizadores a chamarem a atenção para o que é nosso) com a legenda: “Português imitou Garrett McNamara”.
“Vimos que o mar estava gigante e que era o dia H para ir para a Nazaré. Quando lá chegámos o Garrett já estava na água”, conta Toni, como é conhecido pelos amigos.
http://www.ionline.pt/desporto/antonio-silva-surfista-dropou-ondas-mcnamara-mundo-nao-viu
http://www.onfiresurfmag.com/noticias/antonio-silva-fala-sobre-a-sessao-da-nazare-mini-entrevista-exclusiva/