Fraude no BPN chegaria para pagar três anos de subsídios de férias e natal.
8,3 mil milhões de euros é quanto o BPN pode vir a custar aos contribuintes.
São quatro os crimes sob investigação do DCIAP e envolvem elementos da antiga administração e a relação entre o BPN e o Banco Insular de Cabo Verde: burla, abuso de confiança, branqueamento de capitais e fraude fiscal.
BPN "é a maior, a mais continuada e a mais ostensiva fraude na banca portuguesa".
O BPN só chegou onde chegou porque "o Banco de Portugal falhou ano após ano".
Escolheram politicamente contra nós. Porquê? (...) Por que não impediram certas entidades públicas de retirar grandes depósitos do BPN privado?
Em comunicado, a PJ acrescenta que, nos últimos dois dias, efectuou 55 buscas em escritórios de advogados, notários, uma câmara municipal, contabilistas, empresas de avaliação imobiliária, instituições de crédito e sociedades financeiras.
A operação de combate à corrupção, designada “Rollerball”, que envolveu 160 elementos, além de magistrados do Ministério Público e judiciais, resultou na apreensão de enorme quantidade de documentação (inclusive a relativa a sociedades “offshore”), contabilidades, suportes digitais e computadores, carimbos e selos brancos, cinco armas de fogo e mais de cem mil euros em dinheiro.
Foram ainda apreendidos “bens adquiridos com as vantagens obtidas através da prática dos crimes em investigação”, nomeadamente, dez viaturas de gama alta (Mercedes, Porsche, Ferrari, Lamborghini, Aston Martin e McLaren Mercedes), de elevadíssimo valor comercial (vários milhões de euros), uma embarcação de recreio, no valor de 1,7 milhões de euros, bem como o saldo, de milhões de euros, relativo a contas bancárias sediadas em Portugal e no estrangeiro.