Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

23 junho 2013

A boca no trombonespionagem – Edward Snowden

Edward Snowden, o ex-técnico da CIA e consultor externo da NSA que denunciou um programa de espionagem a larga escala dos serviços secretos dos Estados Unidos e que se refugiou em Hong Kong, já está em Moscovo.
O avião em que supostamente se encontra aterrou esta tarde na capital russa, segundo a agência russa Interfax.
Mas o jovem norte-americano, acusado formalmente pelos EUA de espionagem, roubo e uso inapropriado de informações governamentais, não tencionará permanecer na Rússia.
Fontes consultadas pela Interfax apontam para a possibilidade de Snowden passar esta noite na embaixada da Venezuela em Moscovo, à espera do voo que parte na segunda-feira para Caracas, Venezuela.
O antigo analista trabalhava na delegação da NSA no Havai e fugiu para Hong Kong, depois de denunciar que os serviços de inteligência dos EUA vigiavam as comunicações de milhões de pessoas de vários países, através da internet e do telefone.
No sábado, Washington pediu a extradição de Snowden.
Os Estados Unidos são o «maior vilão do mundo» em espionagem informática, assinala este domingo a imprensa oficial chinesa, depois de novas revelações de Edward Snowden.
A Universidade de Tsinghua, em Pequim, um dos mais prestigiados centros de investigação na China em sectores como o da tecnologia, foi alvo de vigilância eletrónica por parte dos EUA, disse o norte-americano ao diário «South China Morning Post».
«Estas, como outras alegações anteriores, são sinais preocupantes», refere a agência oficial chinesa, Xinhua, acrescentando que as alegações «demonstram que os Estados Unidos, que há muito tentam passar por vítimas de ataques informáticos, transformaram-se no maior vilão desta era».
http://www.tvi24.iol.pt/503/internacional/edward-snowden-snowden-espionagem-eua-cuba-tvi24/1463085-4073.html