Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

20 abril 2013

Criado o primeiro monitor cardíaco portátil inteligente


O primeiro monitor cardíaco portátil inteligente, desenvolvido no Brasil e que permite enviar electrocardiogramas à distância, localizar doentes e detectar precocemente problemas de coração, deverá chegar em breve aos mercados europeu e norte-americano.
O aparelho, que deve começar a ser comercializado ainda este ano com o nome de Nexcor, vigia os problemas cardíacos à distância e em tempo real, mediante a realização de electrocardiogramas que são enviados para uma central de controlo.
Pouco maior do que um telemóvel, o aparelho é usado pelo doente à cintura e tem quatro eléctrodos colocados no peito.
Conta ainda com um intercomunicador que permite ao paciente falar imediatamente com um médico no caso de se sentir mal.
O monitor resulta de cinco anos de trabalho conjunto entre a organização sem fins lucrativos Flextronics – Instituto de Tecnologia (FIT), a empresa Corcam e o Hospital do Coração, de São Paulo, um centro de referência cardiovascular no Brasil.
No projecto trabalharam 40 profissionais, entre médicos, engenheiros, desenhadores e cientistas. O monitor, que transmite informações automaticamente através das redes de telemóvel, foi testado em mais de 160 doentes do Hospital do Coração.
Para o cardiologista Elic Szwarc, o que este aparelho tem de diferente é o facto de "detectar automaticamente as alterações mais precoces das doenças cardíacas, não medindo apenas a frequência, mas conseguindo procurar e avaliar o ritmo e as alterações".
António André, presidente de Corcam, sublinhou, por seu lado, que o monitor "pode identificar ataques cardíacos na sua fase inicial e síndromes raros das arritmias".
"É um modelo que pode ser personalizado, de acordo com as condições específicas de cada paciente", acrescentou António André.
"O objectivo é reduzir o grande número de mortes por ataques de coração que não são detectados nos primeiros instantes por serem assintomáticos", disse.
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3177462&seccao=Tecnologia&page=3