Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

08 abril 2013

Chantagem teutónica a 'periférico' !


O todo-poderoso ministro das finanças alemão, Wolfgang Schäuble, ‘avisa’ (ameaça) e chantageia Portugal.
Uma tranche financeira, a favor de Portugal, de 2.000 milhões de euros acaba de ser ‘congelada’ por ordem do ‘excelso’ decisor.
Segundo a mentalidade do dito senhor, as decisões de Tribunais Constitucionais de países membros da UE são para ignorar ou menosprezar. Só é de respeitar se forem decisões do TC alemão Grundgesetz! Lembrando: Em Karlsruhe, o Tribunal Constitucional federal alemão, decidiu considerar constitucional o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), mas colocaram condições. A Alemanha pode participar no mecanismo de resgate permanente, mas um envolvimento acima de um tecto de 190.024,8 milhões de euros terá de ir ao Parlamento para nova aprovação. No entanto, o acórdão refere que o governo alemão poderá desvincular-se a qualquer momento do MEE e reforçou que a activação de qualquer aprovação caso a caso do uso desse fundo de resgate tem ser feita pelo Bundestag. Ou seja, qualquer novo resgate de algum "periférico" tem de passar pelo voto dos deputados alemães (???!!!).
É por esta e por outras que venho a dizer que nunca devemos ‘curvar-nos’ a pseudo sábios, ainda para mais filhos da desordem mental provocada em 1914 e 1939.
Vale a pena ser o menino (país) bem comportadinho, bom aluno? Vale a pena fazer aquela figura, que todos vimos na comunicação social, de um nosso ministro todo curvado a escutar reverentemente a tal iluminaria teutónica? Vale a pena alinhar na 3ª divisão da UE? Solidariedade na UE? Estamos dependentes do dia 22 de Setembro de 2013?