Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

23 julho 2013

The God market

Em economia, um mercado financeiro é um mecanismo que permite a compra e venda (comércio) de valores mobiliários  (por exemplo acções e obrigações),  mercadorias  (como pedras preciosas ou produtos agrícolas),  câmbio e outros bens.
Existem mercados gerais, onde muitos produtos são comercializados, e mercados especializados, onde apenas uma mercadoria é negociada. Os mercados funcionam colocando muitos compradores e vendedores interessados num "lugar", tornando assim mais fácil se encontrarem uns aos outros. Uma economia que depende principalmente de interacções entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como uma economia de mercado.
Em finanças, os mercados financeiros permitem:
A angariação de capital  (no mercado de capitais)
A transferência de risco  (no mercado de derivados)
O comércio internacional  (no mercado de divisas)
Normalmente quem se quer financiar emite um recibo para quem empresta prometendo pagar de volta o capital. Essas receitas são títulos que podem ser comprados ou vendidos livremente. Em troca do empréstimo de dinheiro, quem o concede espera uma compensação sob a forma de juro ou dividendos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_financeiro
Os ‘mercados’ estão na ordem do dia. Qual santo graal, tudo obedece à sacrossanta vontade dos ‘mercados’. Então o que é isso dos ‘mercados’? Parte da resposta está esplanada em cima, na consulta à Wikipédia. Há instituições, que lucram, por trás da palavra ‘mercados’? Há países, que lucram, por trás da palavra ‘mercados’? Há pessoas, que lucram, por trás da palavra ‘mercados’? Quem são?
Agiotas? Mercenários? Freelancers? Especuladores? Traders? Institucionais? Goldman Sachs? Fitch? Moody's? Standard & Poor´s? FMI? BCE? Fed? Bilderberg Group? The Young Leaders Program by Atlantik-Brücke? Ou as 10 maiores bolsas de valores do mundo: 1º. Frankfurt; 2º. Chicago (CME); 3º. Hong Kong ; 4º. Bovespa + BM&F; 5º. Nova York (Nyse Euronext); 6º. Intercontinental (ICE-EUA); 7º. Nymex (EUA); 8º. Londres; 9º. Austrália; 10º. OMX (países bálticos e nórdicos).
Ou a grande estrela entre as Bolsas de Valores mundiais que funciona em Nova York, precisamente em Wall Street. A Bolsa norte-americana é a líder no mercado de acções. É ela quem dá a direcção aos outros índices mundiais. ESTADOS UNIDOS: Dow Jones; Nasdaq e S&P 500. JAPÃO: Índice Nikkei. INGLATERRA: FTSE 100 Index. ALEMANHA: DAX Índex. PARIS: CAC 40.  BRASIL: Ibovespa.
Repararam na predominância do eixo Shakespeare (Estados Unidos + Inglaterra + Austrália + Hong Kong), seguido do Goethe (Alemanha), do Victor Hugo (França), do Carlos Drummond de Andrade (Brasil) e do Akira Kurosawa (Japão)?
Se nos países denominados de capitalistas domina uma economia de mercado, em que o mercado livre é defendido pelos proponentes do liberalismo económico ou, mais recentemente, do neoliberalismo, e constatamos a desgraça em que vivem os povos, então a solução passa pela economia de comando ou os denominados sistemas económicos mistos.