Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

10 julho 2013

Corrupção sobe

Segundo um estudo da associação Transparência e Integridade, refere-se que 70% dos portugueses encaram a corrupção como um problema sério ou muito sério no sector público. Já no que toca ao combate à corrupção, 70% consideram-no ineficaz em Portugal, informa o estudo coordenado por Luís de Sousa, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e realizado por três investigadores de universidades de Lisboa e do movimento Transparência e Integridade.
Segundo este trabalho, 78% dos portugueses consideram que a corrupção piorou em Portugal nos últimos dois anos. Este é, segundo o documento, "o pior score [resultado] de toda a União Europeia.
O relatório indica ainda que 60% dos portugueses acham que os contactos pessoais (“cunhas”) são importantes para obter serviços ou acelerar procedimentos na administração pública.
Quanto à corrupção no sector público, apenas os gregos têm a mesma percepção do que os portugueses relativamente à importância deste crime nos organismos públicos. Imediatamente a seguir surgem os espanhóis, lituanos e romenos.
Mais de metade (53%) consideram que "o Governo está nas mãos de um conjunto restrito de grupos económicos" e "teme que as decisões políticas sejam tomadas sem independência, favorecendo esses grandes interesses económicos”.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/07-10/0/5_2072619_47662A5AD31709EE8CDB86BC9836E098.pdf