Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

24 julho 2013

Sines vai ter parque de campismo de quatro estrelas

Um parque de campismo de quatro estrelas e com capacidade para 850 pessoas vai ser construído em Sines, no prazo de três anos, por um «operador privado experiente», revelou hoje à agência Lusa o presidente do município.
O projecto vai começar a ser executado «ainda este ano» e a construção será feita «por fases», indicou Manuel Coelho, cuja expectativa é que, em 2014, haja «já um número significativo de camas».
O alojamento no novo parque de campismo de Sines será feito, sobretudo, em «bungalows» e auto caravanas, havendo também espaço, embora «residual», para tendas.
A empresa Transcampo II arrematou o direito de superfície para construção do parque de campismo em hasta pública realizada no início deste mês e aprovada pela Assembleia Municipal de Sines, por unanimidade, na terça-feira à noite.
O negócio com o terreno, com uma área de cerca de 47.000 metros quadrados, irá render à Câmara Municipal de Sines, na maior parte do contrato, cuja duração é de 30 anos (renováveis), cerca de 50 mil euros anuais.
Nos primeiros cinco anos, «o período mais crítico» para o investidor, o encaixe é de apenas metade daquele valor, que é depois compensado nos últimos cinco anos do contrato, explicou Manuel Coelho.
O autarca considerou, no entanto, que o «mais importante» para o município é a construção do equipamento, uma vez que o «prejuízo» criado pela sua inexistência «é muito grande».
Tal é notado, em particular, durante o Festival Músicas do Mundo, que decorre na cidade até ao próximo sábado, sendo a «escassez de alojamento» um dos pontos «mais frágeis» do evento, referiu.
A cidade de Sines teve um parque de campismo municipal, mas este está desactivado há alguns anos, sendo neste local, que se encontra «degradado», que irá nascer o novo equipamento.
Manuel Coelho deseja que a unidade venha a ter uma «taxa de ocupação significativa durante todo o ano» e que atraia não só turistas nacionais, mas também estrangeiros, sobretudo do norte da Europa.
Para tal, o presidente do município conta com a experiência do promotor privado nesta área, que já explora um parque de campismo em Vila Nova de Cacela, no concelho de Vila Real de Santo António (Algarve).
O autarca defendeu que a câmara não é a «entidade mais indicada» para estar à frente de um «bom» parque de campismo, não só pelo investimento «de vulto» que implica, como pela necessidade de uma «gestão profissional».
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=646466