Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

03 julho 2013

Manter o CDS na base da chantagem?

Para Perez Metelo, «não é possível manter o CDS no Governo na base da chantagem. Não se pode funcionar num Governo de coligação assim», defende.
A crise política portuguesa, desencadeada com a demissão do ministro e líder do CDS Paulo Portas, pode ter graves implicações económicas. De acordo com o comentador da TVI, António Perez Metelo, Portugal arrisca-se a viver uma situação como aquela que já ocorreu na Grécia, em que, por falta de condições políticas, a oitava avaliação da troika não seja concluída e a tranche não seja desbloqueada no tempo previsto.
O Governo não pode usar este argumento para pressionar o CDS, até porque «já disse que estava provisionado com todo o financiamento necessário até meados do ano que vem. Agora não pode invocar esse catastrofismo só porque no mercado secundário os juros escalaram 30 pontos. O impacto disso no custo de dívida é zero», lembrou.
«Pode ser uma divergência de fundo, de um dos partidos da coligação, que achou que, com a demissão de Gaspar, era o momento de fazer uma inflexão e mudar de política, para a segunda metade do mandato», considerou.
http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/perez-metelo-portas-demissao-crise-politica-tranche/1466449-6377.html