Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

15 janeiro 2014

Snowden vai integrar direcção da Freedom of the Press

O ex-consultor informático da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden vai integrar, a partir de Fevereiro, a fundação Freedom of the Press, criada pelo homem que divulgou os chamados "Papéis do Pentágono" sobre a guerra do Vietname.
"Snowden é a quinta-essência do informador norte-americano e um herói pessoal para mim", disse Daniel Ellsberg, num comunicado publicado na página da fundação.
Na mesma página, Edward Snowden, exilado na Rússia, diz-se honrado por servir a liberdade de imprensa, afirmando que "graças ao trabalho da imprensa livre, se a NSA não responde perante o Congresso terá de responder aos jornalistas e, em último caso, ao povo".
Os documentos revelados por Snowden a partir de Junho de 2013 continuam no centro do debate nos Estados Unidos. Todas as semanas os jornais publicam novas informações e, devido a elas, o Presidente, Barack Obama, prometeu uma reforma dos serviços de informações, que deverá anunciar esta sexta-feira.
Para Snowden, "o jornalismo não é possível se os repórteres e as suas fontes não puderem comunicar de maneira segura", pelo que "onde as leis não podem oferecer protecção, surge a tecnologia".
A Freedom of the Press é uma organização sem fins lucrativos criada em 2012 para apoiar e defender "a transparência e a responsabilidade no jornalismo".
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3633179&page=-1