O computador, que poderá levar anos a desenvolver, permitiria à NSA, segundo os documentos, decifrar códigos informáticos que protegem segredos bancários, médicos e informações governamentais e empresariais.
O jornal escreve que o projecto de desenvolvimento do “computador quântico” faz parte de um programa de investigação designado "Penetrating Hard Targets" (Entrar em alvos difíceis).
Grandes empresas de informática, como a IBM, e laboratórios apoiados pela União Europeia e pela Suíça tentam há muito desenvolver um computador quântico para aumentar a velocidade e segurança dos processadores. Físicos e informáticos consultados pelo jornal norte-americano consideram pouco provável que a NSA esteja a ponto de criar um tal computador sem que a comunidade científica disso tenha conhecimento.
A diferença entra a computação quântica e a clássica é que esta última usa o sistema binário de uns e zeros e a primeira usa os “bits quânticos”, que são simultaneamente zeros e uns.
http://www.publico.pt/mundo/noticia/nsa-esta-a-trabalhar-em-computador-capaz-de-decifrar-maior-parte-dos-codigos-de-seguranca-1618274
George Orwell, e o termo orwelliano – palavra usada para definir qualquer prática social autoritária ou totalitária, não fariam melhor…