Hodie mihi, cras tibi. "Artigo 19.° Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão." Declaração Universal dos Direitos Humanos
21 janeiro 2014
DEUTSCHE WELLE SINES
Deutsche Welle fecha emissões em português para África em 2015.
A direcção da Deutsche Welle (DW) decidiu terminar as emissões em português para África e a respectiva presença 'online' a 01 de Janeiro de 2015, no quadro de uma reestruturação.
A decisão está contida num comunicado divulgado na segunda-feira pela direcção da estação emissora alemã, que adiantou também que as emissões em francês serão reduzidas, para que se possa apostar em ofertas em inglês e em línguas regionais que “têm sucesso".
A DW pretende expandir o canal televisivo em inglês com as poupanças, explica-se no comunicado, que indica ainda que os membros da redacção portuguesa deverão ser transferidos para outras editoras.
"Os planos prevêem que a DW esteja presente no futuro com uma oferta mundial forte em inglês. Em termos regionais o foco será a Ásia – com o Afeganistão, a China e o Irão como mercados prioritários –, África, o mundo árabe, a Rússia, a América Latina, a Turquia e os países europeus em crise", refere a direcção da estação alemã.
http://noticias.pt.msn.com/deutsche-welle-fecha-emiss%C3%B5es-em-portugu%C3%AAs-para-%C3%A1frica-em-2015-2
Inaugurado em 1970, o centro emissor da Deutsche Welle em Sines esteve em funcionamento até ao dia 30 de Outubro de 2011. Durante 41 anos, a estação alemã utilizou as infra-estruturas de Sines para reforçar as emissões em Onda Curta para a Europa e, mais tarde, também para outros pontos do mundo.
Como contrapartida pela instalação do centro emissor (imposta pelo Estado português), a DW estava contratualmente obrigada a retransmitir a Rádio Portugal durante um determinado número de horas. Assim, a emissora internacional portuguesa, mais tarde rebaptizada com a designação de RDP Internacional, era retransmitida a partir de Sines. Ainda que a Emissora Nacional/RDP/RTP detenha o Centro Emissor Ultramarino (CEU), mais tarde, Centro Emissor de Onda Curta (CEOC) próximo da localidade de Canha (concelho do Montijo), a rádio pública assegurava emissões para a Europa também a partir de Sines. Esta situação manteve-se até à desactivação de Sines. Mesmo após a suspensão temporária das emissões da RDPi em Onda Curta, decretada em Junho de 2011, a RDPi continuava a ser retransmitida de Sines até ao final de Outubro, altura do encerramento da estrutura.
Dado que a DW não utilizava os emissores a 100%, a rádio alemã alugava algumas horas de emissão por dia a outras emissoras internacionais. Assim, Sines também retransmitia estações como a Rádio Canadá Internacional, a Rádio Mundial Adventista (AWR), a BBC, a Rádio Holanda (RNW), a NHK (Japão), entre muitas outras. Durante algum tempo, até a Rádio Renascença alugava tempo de emissão em Sines.
A ProFunk GmbH (empresa responsável pela operação do emissor de Sines, detida pelo Estado alemão). PRO-FUNK – estação relé da DW (Voz da Alemanha) em Sines.
http://www.mundodaradio.com/historia/dw_sines.html