Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

22 janeiro 2014

Ai, ai, que a elite chinesa é igual às demais…


Jornais que publicaram contas da elite chinesa em paraísos fiscais estão bloqueados.
A China bloqueou hoje as páginas de internet dos órgãos de comunicação social internacionais que publicaram notícias sobre o alegado envolvimento de familiares de altos dirigentes políticos de Pequim em paraísos fiscais nas Caraíbas.
Na China é impossível aceder às páginas do jornal espanhol El Pais, do francês Le Monde, do britânico Guardian e da publicação norte-americana Washington Post e a emissão da BBC é censurada sempre que a televisão transmite a notícia sobre a lista dos cidadãos chineses alegadamente envolvidos em paraísos fiscais.
O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ na sigla em inglês) anunciou hoje que vai publicar na quinta-feira os nomes de 37 mil cidadãos chineses que têm activos em paraísos fiscais, entre os quais familiares de dirigentes políticos de Pequim.
“Apesar de termos publicado pela primeira vez informações sobre paraísos fiscais em Junho de 2013, decidimos não revelar os detalhes sobre a China, Hong Kong e Taiwan até terminarmos a investigação”, refere hoje o site do ICIJ.
http://noticias.pt.msn.com/jornais-que-publicaram-contas-da-elite-chinesa-em-para%C3%ADsos-fiscais-est%C3%A3o-bloqueados-2