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A ministra da Educação portuguesa, Maria de Lurdes Rodrigues, apontou hoje a Escola Portuguesa de Moçambique (EPM) como um exemplo de "óptimas práticas" a seguir pelos estabelecimentos de ensino em Portugal.
No final de uma demorada visita à escola, localizada numa zona limítrofe de Maputo e albergando 1250 alunos de 24 nacionalidades diferentes, Maria de Lurdes Rodrigues apontou os ingredientes da EPM que gostaria de ver generalizados nas escolas nacionais.
"O espaço físico e a modernização do equipamento. Infelizmente não temos ainda generalizadas estas condições físicas. Estamos longe de poder dizer que temos todas as escolas com este nível de qualidade", referiu a titular da pasta da Educação.
Mas, sustentou, "o mais importante são as lideranças e o trabalho de envolvimento dos professores na qualidade do ensino e na garantia dos resultados escolares dos alunos".
Acrescem a "capacidade de integrar efectivamente todos os alunos" independentemente de diferenças nos seus "pontos de partida", a "capacidade de envolver os elementos da comunidade educativa" e o "relacionamento qualitativo com a comunidade em que se insere a escola".
"Tudo isso encontramos na Escola Portuguesa de Moçambique", resumiu.
No final de uma demorada visita à escola, localizada numa zona limítrofe de Maputo e albergando 1250 alunos de 24 nacionalidades diferentes, Maria de Lurdes Rodrigues apontou os ingredientes da EPM que gostaria de ver generalizados nas escolas nacionais.
"O espaço físico e a modernização do equipamento. Infelizmente não temos ainda generalizadas estas condições físicas. Estamos longe de poder dizer que temos todas as escolas com este nível de qualidade", referiu a titular da pasta da Educação.
Mas, sustentou, "o mais importante são as lideranças e o trabalho de envolvimento dos professores na qualidade do ensino e na garantia dos resultados escolares dos alunos".
Acrescem a "capacidade de integrar efectivamente todos os alunos" independentemente de diferenças nos seus "pontos de partida", a "capacidade de envolver os elementos da comunidade educativa" e o "relacionamento qualitativo com a comunidade em que se insere a escola".
"Tudo isso encontramos na Escola Portuguesa de Moçambique", resumiu.