De acordo com o estudo, que se baseia num inquérito feito a cerca de 150 empresas alemãs, "os principais factores para a baixa atractividade são a localização, a dimensão do mercado e o custo de transporte para a Alemanha", mas os que já cá estão querem manter ou aumentar o nível de investimento.
O principal problema enfrentado por Portugal é o fraco conhecimento que as empresas alemãs têm das condições de mercado em Portugal, o que é particularmente negativo porque "as empresas que se estabeleceram em Portugal têm uma opinião positiva e até pretendem aumentar o envolvimento com o país".
A nova abordagem na captação de IDE alemão deverá basear-se, argumenta o estudo, em estratégias pessoais direccionadas a potenciais investidores, suportadas em exemplos de negócio específicos, desenvolvidas em parceria com especialistas e com um forte envolvimento do sector privado.
http://noticias.pt.msn.com/s%C3%B3-8percent-dos-empres%C3%A1rios-alem%C3%A3es-considera-portugal-atrativo-estudo
Penso e digo-o há imenso tempo que as nossas embaixadas deviam ser muito mais pró-activas em termos de divulgação comercial das potencialidades do país.
Termos representações diplomáticas só para tratarem de vistos e coisas que tal, é pouco, muito pouco, ainda para mais numa altura como esta em que o país está com a corda na garganta.
Têm de divulgar o país, ‘vender’ os nossos produtos, ‘vender’ as nossas empresas, arranjar contratos para as empresas nacionais, pesquisar oportunidades para os cidadãos nacionais e empresas, fazer-nos representar em todas as feiras temáticas importantes, etc.