Começaram, hoje, a funcionar as primeiras centrais foto voltaicas que vão permitir à Universidade de Lisboa produzir energia a partir da energia solar. O projecto, em parceria com a Galp Energia, pretende instalar, até Outubro, dez mil painéis na instituição.
Arranca, hoje, o projecto Campus Sustentável - Universidade Verde, que junta a Universidade de Lisboa e a Galp Energia e que tem por objectivo produzir energia a partir do sol. Nesta primeira fase, foram instaladas quatro centrais de produção de energia eléctrica, com mais de dois mil painéis foto voltaicos.
O objectivo do projecto é, até Outubro, ter cerca 10 mil painéis instalados na cobertura dos edifícios, suficientes para abastecer 1600 famílias por ano a uma «tarifa bonificada», já que a energia produzida não será para auto consumo.
O projecto está integrado no plano de Sustentabilidade ambiental da Universidade de Lisboa e é pioneiro a nível universitário em Portugal.
Além da instalação de centrais foto voltaicas, o projecto contemplou ainda a construção de uma cobertura ajardinada, povoada por vários géneros botânicos, que faz a ligação entre dois edifícios da Faculdade de Ciências, que servirá para proteger os edifícios, fazer a retenção de precipitações no inverno e verão e sequestrar carbono na biomassa vegetal.
http://www.clipquick.com/Files/Internet/2013/03-12/0/7_202962_30AFF24FA1666858895981FE01C7A677.pdf