A 13 de Março de 2013 é inaugurado o telescópio ALMA – Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, o mais poderoso telescópio já criado. Foi construído no deserto de Atacama, Chile – uma zona de atmosfera seca e rarefeita, a 5000 m de altitude, com condições excepcionais para as observações astronómicas, como se pode ver por esta imagem assombrosa da Via Láctea.
O ALMA, o maior telescópio do mundo, que abre uma nova janela de observação para as distâncias mais longínquas do universo, foi inaugurado no deserto de Atacama, no Norte do Chile.
O ALMA, que se iniciou em Setembro de 2011 e que decorreu até agora, com a utilização de apenas 16 antenas. Nesta altura, quando acaba de ser inaugurado, tem já 57 das 66 que vai integrar quando ficar completo, no final deste ano.
É um super telescópio, na verdade são 66 telescópios (antenas) a funcionar em conjunto e apontados para o céu, num deserto do Chile. O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) é literalmente uma infra-estrutura astronómica internacional.
“Espera-se que o ALMA revolucione o conhecimento da astronomia. Para muitas das perguntas que existem hoje, o ALMA será o primeiro a dar respostas”.
A inauguração do maior radiotelescópio do mundo pode ser seguida no site ttp://www.almaobservatory.org/