Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

04 março 2013

PRESSÃO: Quebra nos impostos, desemprego e Tribunal Constitucional ameaçam metas orçamentais – UTAO


A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) considera que a quebra nas receitas fiscais, o aumento do desemprego e a decisão pendente do Tribunal Constitucional sobre o orçamento são já riscos para as metas orçamentais deste ano.
Numa análise ao primeiro mês de execução orçamental, os técnicos independentes que funcionam junto da Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública apontam já que “algumas das variações observadas merecem alguma preocupação”, apesar do ano ainda agora ter começado, em especial “os impostos indirectos e o subsídio de desemprego”.
“Independentemente da execução orçamental verificada até ao momento, é possível identificar alguns riscos susceptíveis de condicionar a concretização das metas estabelecidas para o ano de 2013, sobretudo os que decorrem do agravamento do cenário macroeconómico – hipótese já admitida pelas autoridades nacionais e internacionais”, diz a UTAO na análise enviada aos deputados da comissão de orçamento.
Entre os riscos pela UTAO está em primeiro lugar a receita fiscal, com os técnicos a lembrar o buraco de 886 milhões de euros que se verificou no final do ano face à estimativa de Outubro, que serviu de base para a projecção de receita fiscal de 2013.
http://noticias.pt.msn.com/quebra-nos-impostos-desemprego-e-tribunal-constitucional-amea%C3%A7am-metas-or%C3%A7amentais-utao
Ora abóboras! Então a quebra dos impostos não era previsível em face da gula desmedida do Governo que desatou a aumentar os ditos ao povo como se os bolsos esticassem infinitamente… E quanto ao desemprego, essa desgraça nacional que empurra para a miséria muitos dos melhores que temos, agora a culpa é do povo? E ainda pressionam o Tribunal Constitucional? Grande lata!