Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

03 março 2013

Referendo suíço à limitação de "remunerações abusivas" dos "patrões"


Os primeiros resultados conhecidos e as projecções indicam que os suíços aprovaram, este domingo, a limitação das “remunerações abusivas” dos "patrões" de grandes empresas.
“O povo suíço enviou um forte sinal aos conselhos de administração”.
“Se o ‘sim’  ganhar a votação de 3 de Março, é uma verdadeira revolução que se prepara para viver o país da banca e da finança”, escreveu há dias o blogue económico do diário francês Le Monde.
As novas regras aplicam-se às empresas cotadas em bolsa e quem as violar incorre em pena de prisão de, pelo menos, três anos e a uma “pena pecuniária”, que poderá chegar às seis remunerações anuais.
O referendo deste domingo foi motivado por uma iniciativa popular, um direito dos cidadãos suíços de fazerem propostas de alteração de leis. Quando uma iniciativa recolhe 100 mil assinaturas a nível federal no espaço de 18 meses é submetida a votação.
http://www.publico.pt/mundo/noticia/suicos-votam-limitacao-de-remuneracoes-abusivas-dos-patroes-das-empresas-1586442
Penso que em Portugal se devia caminhar no mesmo sentido. Não sou contra o lucro, nem contra o dinheiro, mas tudo tem que ter conta, peso e medida justa. Sou absolutamente contra o abuso financeiro, a agiotagem, a ganância desmedida dos ‘mercados’.