"Alemania contra a Europa". Assim se intitulava o artigo que incendiou as redes sociais, com muitos comentadores a aludirem a uma suposta comparação de Angela Merkel com Hitler. O autor do artigo defende-se dizendo que os dois líderes "não são comparáveis", mas mesmo assim o El País decidiu retirar o texto da sua página online.
O texto, da autoria de Juan Torrez Lopez, "continha afirmações que o jornal considera inapropriadas", justificou o periódico, lamentando ainda que "um erro de supervisão tenha permitido que o artigo fosse publicado". "As opiniões expressas por Juan Torrez Lopez apenas representam o autor", lê-se ainda na nota publicada pelo jornal.
Catedrático na Universidade de Sevilha, o autor do artigo preferiu não se pronunciar sobre a decisão do El País, mas fez questão de esclarecer que Merkel e Hitler não são comparáveis "nem como pessoas, nem nas suas políticas e efeitos". Compará-los, escreveu no seu blogue, Ganas de Escribir, "apenas serve para desviar as atenções sobre a questão de fundo" levantada no artigo.
"É certo que afirmo que a Alemanha declarou guerra económica contra o resto da Europa e que o comparo com a busca de espaço vital que levou Hitler à guerra, mas creio que isto deve entender-se como a comparação de feitos históricos lamentáveis com resultados desiguais, e não como uma comparação entre os dois líderes", defendeu o autor no seu blogue.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO125002.html