Hodie mihi, cras tibi. "Artigo 19.° Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão." Declaração Universal dos Direitos Humanos
08 março 2013
Portugueses aceitam mal imigrantes
Estamos habituados a ouvir dizer que os portugueses são um povo de brandos costumes e tolerante com os imigrantes, mas, segundo os dados do novo Portal da Opinião Pública (POP), essa ideia não é verdadeira.
Os resultados dos inquéritos realizados em Portugal e nos outros países da União Europeia revela os sentimentos dos europeus nos últimos 20 anos em inquéritos como o Eurobarómetro, o Inquérito Social ou o Inquérito Europeu aos Valores.
Pedro Magalhães, o investigador do Instituto de Ciências Sociais que coordena o novo projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos, diz que os portugueses estão entre os cidadãos da União Europeia que mais dificilmente aceitam a entrada de naturais de outros países, sobretudo se forem pobres e vierem à procura do trabalho que não chega para os nacionais.
Os portugueses têm também uma reduzida satisfação com os seus políticos, embora não tão má como a dos gregos.
No POP (www.pop.pt) é possível conhecer a evolução da opinião dos portugueses, mas também dos europeus, sobre diversos temas.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/02-21/1/5_2011610_098CB37D5668A4F440AFF0FCBD7E2FB5.pdf