• Merkel, alemã, eleita líder da CDU com 97,94% e 8 minutos de palmas consecutivas em pé. A chanceler alemã vê confirmada a confiança da CDU na sua liderança. Há dois anos Angela Merkel tinha obtido 90,4% dos votos do partido, e apenas 5 minutos consecutivos de palmas em pé. Melhor só mesmo nos países ditatoriais…
• Christian Fischer, alemão, árbitro do Fortuna-Benfica, descreve no seu relatório o incidente com o capitão dos encarnados no jogo que terminou aos 39 minutos: “Luisão correu cerca de 20 metros com elevada velocidade na minha direcção, atingiu--me e sofri comoção cerebral”. Mais tarde verificou-se ser mentira!
• 1- O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, disse em Fevereiro ao homólogo português, Vítor Gaspar, que face ao sucesso negocial relativo ao segundo pacote de ajuda internacional à Grécia, a Alemanha está disponível para rever as condições do acordo assinado com Portugal.
2- O ministro das Finanças Vítor Gaspar afirmou, a propósito do acordo alcançado no Eurogrupo sobre as condições de financiamento à Grécia, que Portugal e Irlanda iriam beneficiar do princípio de igualdade de tratamento, portanto Portugal iria beneficiar desta melhoria das condições.
3- Reunião do Eurogrupo exclui discussão oficial sobre “igualdade de tratamento” entre países resgatados.
Schaüble: Seria "chocante" dar a Portugal condições iguais à Grécia.
4- Esta segunda-feira, 3/12/2012, em Bruxelas, os ministros das Finanças da Alemanha (Schäuble) e França (Moscovici) opuseram-se à aplicação em Portugal das melhorias oferecidas à Grécia nos seus créditos do fundo de resgate, aconselhando o país a não se pôr ao mesmo nível dos gregos.
5- Cavaco Silva defendeu, esta quarta-feira, 5/12/2012, que Portugal deveria ver reduzida a comissão que paga pelos empréstimos europeus e ter um alargamento do prazo de reembolso, apesar de viver uma situação muito diferente da Grécia.
• O Celtic venceu o Spartak Moskva por 2x1 e está apurado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, atirando o Benfica, que empatou em Camp Nou, para a Liga Europa. O encontro apenas ficou resolvido nos minutos finais, com o árbitro Felix Brych (alemão) a inventar uma grande penalidade a favor do Celtic, que fez o 2x1 final aos 81 minutos. Este triste desempenho do árbitro teve influência decisiva no apuramento do Celtic para a fase seguinte da Liga dos Campeões, em detrimento da equipa portuguesa do Benfica. Prejuízo desportivo e financeiro de monta por culpa de um árbitro alemão…