A associação Conselho da Diáspora Portuguesa, pretende reunir 300 portugueses influentes no estrangeiro que ajudem a aumentar a credibilidade de Portugal, é criada na quarta-feira, disse hoje à Lusa o promotor da iniciativa, Filipe de Botton, que também é presidente da Logoplaste.
O objectivo do Conselho da Diáspora Portuguesa é tentar reunir, tendo como exemplo os casos da Irlanda, Israel ou China, "300 portugueses influentes que possam ajudar a aumentar a credibilidade de Portugal", fazendo lobing nos países de acolhimento.
A iniciativa, que é formalizada na quarta-feira, conta com 26 fundadores, e tem como presidente honorário Aníbal Cavaco Silva.
O ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, é vice-presidente honorário do Conselho da Diáspora Portuguesa.
Nomes como António Horta Osório (Lloyd's Bank), José Duarte (SAP) ou Carlos Tavares (Renault-Nissan) integram a lista dos 26 fundadores que na quarta-feira serão nomeados como conselheiros de Portugal no mundo, adiantou Filipe de Botton.
O gestor explicou que a ideia é "passar uma imagem diferente de Portugal no seu país de acolhimento", o que deverá ser feito de uma forma discreta.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO082999.html?page=1