Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

05 dezembro 2012

Aves usam beatas de cigarros para repelir inimigos

Alguns pássaros começaram a «adornar» os seus ninhos com beatas de cigarros para repelirem eventuais «inimigos» e, simultaneamente, para se manterem quentes, segundo um estudo revelado esta quarta-feira.As aves selvagens há muito que protegem os seus ninhos de invasores, como pragas e insectos, «importando» plantas que emitem químicos repelentes, segundo o jornal Daily Telegraph. Mas agora verifica-se um novo fenómeno no meio urbano. As aves manifestam o mesmo comportamento, mas, em vez de plantas, recorrem a beatas por causa das propriedades repelentes da nicotina. Em alguns ninhos citadinos chegaram a ser encontradas 48.
A nicotina e outros químicos contidos nas beatas dos cigarros agem como um pesticida natural, repelindo parasitas e outros invasores. Em simultâneo, a celulose providencia aconchego.
Cientistas da Cidade do México estudaram ninhos de pardais e tentilhões e constataram que cada um deles continha, em média, 10 beatas. As aves que optaram por esta medida viram os seus ninhos livres de parasitas.
Constantino Macias Garcia, da Universidade do México, e a sua equipa, escreveram na revista Biology Letters: «Este novo comportamento observado nas aves urbanas vem colmatar uma das três condições necessárias para salvaguardar os ninhos: repele os parasitas.»
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=605109