Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

17 outubro 2012

Wake Island, Pacific Ocean, sempre alerta...

O atol de Wake Island está localizado no Oceano Pacífico central, a cerca de 4.000 km (2.500 milhas) ao oeste-sudoeste do Havaí e 2.400 km (1.500 milhas) ao noroeste de Guam. Além de Wake Island, o atol inclui o menor Peale Island e Wilkes Island, para uma área total de terra de 6,5 quilómetros quadrados (2,5 quilómetros quadrados). Como muitos atóis no Pacífico, as ilhas e recifes associados formada em torno de um vulcão submerso. A lagoa no centro das ilhas marca a localização aproximada da cratera.
Wake Island foi anexado pelos Estados Unidos da América, em 1899, e tornou-se um campo de pouso militar importante e comercial em 1935. Após o bombardeio de Pearl Harbor e a declaração de guerra mútua entre os EUA e o Império do Japão em 1941, o atol foi ocupada por forças japonesas até o final da II Guerra Mundial no Pacífico (1945). Hoje, a administração civil do atol é de responsabilidade do Departamento do Interior dos EUA, enquanto a Força Aérea e Exército dos EUA mantêm instalações e operações militares (incluindo um campo de pouso e ancoradouros de navios de grande porte). Com excepção do apoio directo às missões e de emergências de avião não há desembarques. Não há voos comerciais ou civis para Wake Island.
Em 2006, Wake Island esteve no caminho do Super Tufão Ioke. Dado o perigo, toda a população civil e militar foi evacuado. Alguns danos em edifícios e instalações ocorreram como resultado da tempestade. Uma equipe de reparação da Força Aérea dos EUA foi chamada a restaurar recursos completos para o uso estratégico do atol.
http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=79392