Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

16 outubro 2012

Alegadamente Gaspar recua e abre espaço a mudanças no Orçamento

O ministro das Finanças pediu hoje aos deputados do PSD e CDS para apresentarem cortes entre 500 a mil milhões de euros.
O ministro das Finanças pediu hoje aos deputados do PSD e CDS para apresentarem propostas para cortes entre 500 a mil milhões de euros de forma a "calibrar" o agravamento fiscal.
No entanto, disse que não há margem para alterar as propostas fundamentais do Orçamento do Estado para 2013 e sublinhou que o cenário macroeconómico com que o Executivo "está a jogar é o que se conhece e não há forma de mudar".
O discurso foi menos fechado que na conferência de imprensa. Ontem, durante a conferência de imprensa de apresentação do OE/2013 Vítor Gaspar disse que o Governo não tem "margem de manobra" para alterar o Orçamento do Estado para 2013 e colocá-lo "em causa" é "pôr em causa o processo de ajustamento". As palavras do ministro das Finanças foram de pronto criticadas por deputados do CDS, e mesmo dentro do próprio PSD levantaram-se vozes a discordar da postura do Executivo.
Fonte do CDS estava um pouco céptica com a margem para cortar despesa, questionando o Económico por que razão então isso não foi feito logo nos conselhos de ministros, quando o partido apresentou tantas propostas para as quais Gaspar foi "inamovível".
http://economico.sapo.pt/noticias/gaspar-recua-e-abre-espaco-a-mudancas-no-orcamento_154091.html