Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

18 outubro 2012

Farsantes?

Já repararam na “tanga” que nos dão as instituições como o FMI, BCE, CE…?
O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble, disse hoje não haver alternativa à redução da dívida dos Estados da zona euro. Isto é, paguem seja lá como for! Este é o senhor que prometia ao nosso “crédulo” Vítor Gaspar uma ajudinha caso precisássemos… Vê-se!
Christine Lagarde, do FMI exige manutenção do consenso político em Portugal.
"Provavelmente, o mais importante em Portugal tem sido o apoio político amplo ao programa". Fundo também ficou incomodado com manifestações.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) está visivelmente incomodado com os mais recentes desenvolvimentos políticos e sociais em Portugal.
"O enfraquecimento da economia complica as tarefas orçamentais"; falta de entendimento político ainda mais, enfatiza o FMI.
No entanto Christine Lagarde voltou a defender que os programas de ajustamento devem ser diferentes em cada país. Em que é que ficamos? Suavizamos as exigências ou pelo contrário mantemos o Acordo tal como foi assinado?
O presidente do BCE, Mario Draghi, diz que Portugal pode beneficiar do programa de compra de dívida.
A seguir já não é bem assim: o Banco Central Europeu (BCE) disse que os países sob ajuda externa, como Portugal, também poderão beneficiar do novo programa de compra de dívida, mas apenas quando estiverem a recuperar o acesso ao mercado.
Por fim, Durão Barroso diz que Bruxelas não é responsável pela austeridade.
"Os governos é que são responsáveis pelas medidas de austeridade, que não são uma imposição da Comissão Europeia”
O antigo primeiro-ministro português considera que não é a "troika" que decide as medidas que são aplicadas, mas quem está nos respectivos governos.
Amigos de Peniche!