Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

16 outubro 2012

Mansu Musa I - Rei africano do século XIV foi o homem mais rico da história

Rei africano do século XIV foi o homem mais rico da históriainShareUm rei que governou o oeste de África no século XIV teria sido o homem mais rico do mundo, segundo o site americano CelebrityNetworth.com, que reúne informações sobre fortunas de personalidades diversas.Por valores reajustados segundo a inflação actual, a fortuna pessoal de Mansu Musa I, que vivia na região onde fica hoje o Mali, valeria o equivalente a 400 mil milhões de dólares na ocasião de sua morte, em 1331.
Nascido em 1280, Musa, que ganhou o título de Mansu, que significava rei dos reis, foi o rei do império mali durante 25 anos. O seu reino englobava o território actualmente formado pelo Gana e o Mali e regiões ao redor.
Musa foi um devoto muçulmano que ajudou a difundir a fé islâmica pela África e fez do império mali uma potência. Ele investiu fortemente na construção de mesquitas e escolas e fez da capital do seu império, Timbuktu, um centro de comércio, saber e peregrinação religiosa.
O império de Musa respondeu pela produção de mais de metade do fornecimento mundial de ouro e sal, de onde o governante tirou boa parte da sua avultada fortuna.
Muitos comerciantes vindos da Europa foram a Timbuktu, atraídos pelo ouro e pelas oportunidades de negócios oferecidos pela capital do império erguido por Musa.
Os herdeiros do imperador não teriam conseguido preservar a sua vasta riqueza, devido a perdas provocadas por guerras civis e invasões realizadas por conquistadores.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=597111