Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 dezembro 2013

Ponto da situação dos programas de resgate


Espanha sai oficialmente do programa de assistência à banca"com sucesso". 
O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) divulgou hoje que Espanha saiu oficialmente do programa de assistência financeira à banca iniciado em Dezembro do ano passado, destacando o “sucesso” da ajuda para recapitalizar o sector.
http://noticias.pt.msn.com/espanha-sai-oficialmente-do-programa-de-assist%C3%AAncia-%C3%A0-bancacom-sucesso-1
ECONOMIA – Grécia: primeiro-ministro garante que país não precisará de mais ajuda. Programa de assistência da troika termina em 2014.
http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/grecia-antonis-samaras-troika-ue/1523827-6377.html
A Irlanda já saiu, limpinha, limpinha. Espanha sai hoje de fininho. A Grécia (!?) anuncia que no próximo ano também sai da ‘prisão’!
E Portugal, novas de Portugal? Népia…





Diário Digital


Leio todos os dias o Diário Digital. Gosto. Nem sempre concordo. Respeito.
Do Estatuto Editorial: 
1 - O Diário Digital é um órgão de Informação de referência, generalista, pluralista, e que tem como objectivo fundamental assegurar a todos os leitores o direito à Informação.




30 dezembro 2013

Nos EUA como é isso das pensões?

Quando pensamos em capitalismo, pensamos em que país? Nos EUA.
Quando pensamos em ultra liberalismo, pensamos em que país? Nos EUA.
Quando pensamos em mercados, pensamos em que país? Nos EUA.
Quando pensamos em lucros desmedidos, pensamos em que país? Nos EUA.
No entanto, e apesar da discordância em relação aos aspectos negativos das filosofias acima referidas, também há bom senso…
Nos EUA, o que diz a Constituição sobre as pensões? O artigo 13.o, secção 5 diz: “Ser membro de qualquer sistema de pensões do Estado ou pensão, de qualquer unidade do governo local ou distrito escolar, ou de qualquer agência ou instituição semelhante, é uma relação contratual de pleno efeito, cujos benefícios não serão diminuídos ou reduzidos.” Ou seja, sem margem para dúvidas, o Estado do Illinois não pode cortar as pensões dos funcionários públicos. As Constituições do Alaska, do Arizona, do Hawaii, do Louisiana, do Michigan e de Nova Iorque também têm artigos onde é dito claramente que as pensões não podem ser “diminuídas ou reduzidas”.
Nova Iorque é um bom exemplo porque em 1975 a cidade, onde na altura viviam 7,9 milhões de pessoas, foi à falência. O município não pagou os títulos de dívida que tinha emitido, cortou salários públicos e despediu 61 mil pessoas. No entanto, as pensões não foram cortadas nem um cêntimo. A protecção constitucional pôs a dívida das pensões acima das outras dívidas da cidade.
O distrito de Orange County, na Califórnia, onde moram 3 milhões de pessoas, também faliu em 1994, depois de um escândalo em que o tesoureiro perdeu 1,7 mil milhões nos mercados financeiros. Em resposta, o orçamento do distrito teve de ser cortado 40% e mais de mil pessoas foram despedidas. Mas as pensões foram pagas a 100%.
Obviamente, as leis estrangeiras não têm relevância jurídica para as decisões do nosso TC. Mas têm muita relevância para a discussão que a nossa sociedade deve ter sobre este tema, que é bem mais importante do que um acórdão ou outro.
Em Portugal, há um congelamento desde 2010, não há actualização dos montantes em função sequer da inflação, depois da taxa de 3,5% do CES retirada mensalmente, do aumento brutal do imposto de IRS, do corte médio de 7,5% no vencimento quando em actividade, da supressão do subsídio de férias, da taxa factor de sustentabilidade – 4%, etc., ainda o Governo se preparava para um novo corte de 10% sobre as pensões já em pagamento…
E dizemos que os outros são isto e aquilo, cobras e lagartos… quando os nossos …



28 dezembro 2013

As minhas escolhas de 2013

11/02/2013 - O Papa Bento XVI anunciou, que vai renunciar do cargo no próximo dia 28.

Na noite de 13 de Março, a eleição do Papa Francisco.

1 de Julho,  2013 – demitiu-se Vítor Gaspar.

5 de Dezembro de 2013 - Uma das figuras mais marcantes a nível mundial, Nelson Mandela, faleceu.

19/12/2013 - TC chumba convergência de pensões por unanimidade.


O anúncio mais visto do ano no YouTube é...Baby & Me

27 dezembro 2013

Vergar

Reconhecendo ter sido um ano "muito exigente" e "difícil", o líder garantiu que Portugal começou "a vergar a dívida externa e pública" que têm "assombrado" a "vida colectiva" e que "a economia começou a crescer e acima do ritmo da Europa.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/passos-coelho-os-melhores-anos-estao-para-vir
Vergar, verga, vergastar, … ai a língua portuguesa!


26 dezembro 2013

Máscaras e hipocrisia


“Não gosto do Natal. Pronto, já disse! Há muito que aquela que era para mim uma época mágica se tornou numa quadra encenada, forçada, repetitiva, plástica, banal, previsível, e stressante. Será que sou só eu, ou há por aí muita boa gente que sente o mesmo, mas que não o diz porque não é nataliciamente correcto?
Muda o mundo, muda a vida, mudam-se as vontades mas chega esta época do ano e parece que somos todos forçados a fazer, ver, ler e actuar da mesma maneira. Cristãos e não cristãos agem como robots programados numa linha de montagem. Não importa se o país está em crise, se já não há dinheiro, se já não há empregos, ou mesmo se já não há esperança. Chega o Natal e fazemos todos de conta. Isso até seria bom se, por momentos, nos esquecêssemos de facto do pior da vida e vivêssemos a verdadeira solidariedade e amor ao próximo. Mas não! Por estes dias, na televisão e nos jornais, assistimos a uma vida irreal, fantasiada, mercantilista e com muita hipocrisia à mistura. Vejam lá que até os políticos parecem cordeiros! Uma verdadeira farsa, que só nos faz perceber ainda mais que tudo mudou à nossa volta...menos o Natal.
Por estes dias, os noticiários são um desfiar de aborrecidas histórias, como o eterno dilema das compras (mas ninguém percebe que já não há dinheiro na maioria das famílias?), o que escolher para a consoada, as tolerâncias de ponto, o preço do bacalhau, as operações da GNR na estrada, o habitual. Claro que todo este conjunto de lugares-comuns chega sempre embrulhado numa música cheia de guizos e trenós, invariavelmente com os insuportáveis Jingle Bell, Let it snow, Last Christmas ou mesmo o aterrador (credo!) Feliz Navidad. Parece que o mundo para no tempo sempre que chega esta quadra, mas infelizmente no ano errado. Em vez de regressar à época do nascimento de Jesus paramos sempre na época do embrulho!
De facto, embrulhamos tudo nesta altura do ano da mesma maneira como fazemos há décadas. Além dos lugares-comuns, repetidos nos noticiários e publicidade, é só nesta época que a maioria se lembra também de ajudar os que dormem na rua, ou que não têm o que comer. Os mesmos que durante o resto do ano foram ignorados. Os mesmos que foram contornados por passos apressados e olhares vazios. De repente, estes fantasmas da pobreza das nossas ruas ganham corpo e, por tempo rigorosamente limitado, têm direito a refeições dignas, roupas ou abrigos mais quentes. Tudo documentado no prime time televisivo, jornais e revistas. Abre assim oficialmente a época para aliviar consciências. No dia 2 de Janeiro tudo termina. Ficam apenas algumas honrosas excepções. Até na hipocrisia esta quadra continua a ser um cliché.
Sabemos há muito que o Pai Natal não existe e que os presentes não descem pela chaminé. Porque é que não nos conformamos de vez e passamos à fase seguinte? O Natal pode e deve ser feito de outra maneira! Se assim for, talvez eu acorde num qualquer outro dia 25 e volte a gostar desta época do ano. Quem sabe, até volto mesmo a acreditar no senhor da barba branca!”
Por João Adelino Faria
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO304786.html?page=0
Já somos dois… e ainda…


“Em poucos dias será Natal! As máscaras da bondade, do perdão, estão quase prontas e muitos as vestiremos ao acordar de manhã para, depois, tirá-las à meia-noite. No dia 25 de Dezembro, estaremos prontos para abraços e sorrisos e para escondermos, por um dia, os sentimentos mais sombrios que, normalmente, nos movem e se agitam em nós. Perdemos o espírito da verdade, da paciência, do dar aos outros, e vivemos num estado de permanente inquietação e descontentamento. Perdemos o desejo de acreditar e a segurança. Vivemos num estado de luta contínua, num esquecimento entre o ser e o aparecer. Então, desejo reencontrarmos o verdadeiro sentido da vida, a nossa verdadeira essência humana, redescobrirmos que, além de um corpo, ainda temos um coração e uma alma. Feliz Natal.”
por Everaldo Cescon, Professor de Filosofia da Universidade de Caxias do Sul (UCS)-Brasil.





Economia britânica pode ultrapassar a alemã em 2030

População em crescimento, regime fiscal mais atractivo e moeda própria favorecem o Reino Unido.
http://www.publico.pt/economia/noticia/economia-britanica-pode-ultrapassar-a-alema-em-2030-1617575
De leitura obrigatória, ainda para mais nesta época de vacances natalícias, os ‘nossos’ líderes terão (deverão) actualizar as suas ideias sobre como ‘dar-a-volta’ à situação económica/ financeira do rectângulo a SW da Europa…



24 dezembro 2013

Natal






YouTube Rewind: What Does 2013 Say?

Nataliciem



Christmas alone

Para quem vive sozinho, por vontade própria ou vicissitudes da vida, o Natal pode tornar-se difícil de suportar. Como passar a Consoada sem pensar em Natais passados, mais festivos e acompanhados? Como superar a nostalgia ou o peso da solidão?
Faço uma ceia criativa, afinal de contas o Natal é sinónimo de celebração.
Passo-o como se fosse um dia normal...




23 dezembro 2013

Natal: O Menino mija?

A tradição do Natal açoriano “O Menino mija”, que junta grupos em peregrinação por casas de amigos e familiares, tem perdurado no tempo, constituindo um símbolo do património etnográfico do arquipélago.
"Há sempre uma porta aberta e algo para partilhar, o que significa que o contexto em que Jesus Cristo nasceu acaba por ter aqui um simbolismo muito evidente na forma como se transporta para este tipo de tradição".
Em todas as casas, "independentemente dos seus contextos sociais, há sempre alguma coisa para partilhar" e esta é "uma daquelas tradições que se expande sem data marcada". “Não prevejo que seja uma tradição susceptível de sofrer alguma quebra, pelo contrário, nos tempos que correm é uma tradição que se irá fortificar muito mais”.
O mundo rural "orgulha-se de manter viva" esta tradição, mas nas freguesias e centros urbanos também se ouve por esta altura do ano a célebre pergunta: "O Menino mija?"
http://www.publico.pt/local/noticia/tradicao-de-natal-o-menino-mija-resiste-nos-acores-1617268




mileycyrus

As imagens que Miley Cyrus colocou no seu próprio Instagram: http://instagram.com/p/iM6fgMQzIG#
A cantora norte-americana, de 21 anos, volta a incendiar as redes sociais. No novo 'teaser' que promove o tema 'Adore You', Miley Cyrus surge numa cama a tocar várias partes do corpo.
Miley Cyrus não para. Depois das danças sensuais com um urso e um pai natal e após ter acendido um cigarro no palco dos prémios MTV, a estrela que nasceu no mundo da Disney como Hannah Montana, volta com um teaser provocante como forma de promoção ao tema Adore You.
No novo videoclipe, anunciado para 26 de Dezembro, logo após o Natal, a cantora e actriz surge numa cama em poses sensuais e a tocar partes do corpo.

Instagram



21 dezembro 2013

ACIDENTE NA NAMÍBIA – Piloto de voo da LAM despenhou-se "de propósito"

O piloto do avião moçambicano que caiu na Namíbia em finais de Novembro despenhou-se de forma "intencional", fazendo 33 mortos, sete dos quais portugueses, revela um inquérito preliminar hoje divulgado.
As caixas negras do avião mostraram que o comandante Hermínio dos Santos Fernandes tinha "uma intenção clara" de fazer o avião despenhar-se, disse em conferência de imprensa o líder do instituto moçambicano de aviação civil João Abreu.
O Embraer 190 despenhou-se no norte da Namíbia, no dia 29 de Novembro, quando fazia o trajecto Maputo - Luanda, matando os 33 ocupantes, incluindo sete cidadãos de origem portuguesa.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3600834&seccao=CPLP
Isto é mau, muito mau. A ser verdade calculem o medo que a partir de agora sentirão os passageiros de qualquer voo, em qualquer companhia de aviação, em qualquer lugar do mundo. Voar já de si provoca receios, quanto mais ter medo do estado psíquico dos pilotos…



PROCESSO DE ENVELHECIMENTO – Cientistas fazem rejuvenescer

Investigadores conseguiram fazer "recuar" o processo de envelhecimento de um rato com dois anos para os seis meses de idade e afirmam que num humano seria equivalente a uma pessoa de 60 anos sentir-se como se tivesse 20.
Investigadores australianos e norte-americanos esperam que um composto anti-envelhecimento possa começar a ser testado em seres humanos já no próximo ano, após terem conseguido reverter o processo de envelhecimento num rato.
Segundo o jornal britânico "The Guardian", o estudo, que envolveu as universidades de Harvard e NSW, descobriu uma forma de restaurar a eficiência das células, revertendo completamente o processo de envelhecimento muscular.
Um rato de dois anos, ao qual foi dado o composto durante mais de uma semana, "recuou" o seu envelhecimento para os seis meses de idade. Os investigadores afirmam que isso é o equivalente a uma pessoa de 60 anos se sentir como se tivesse apenas 20 anos.
Espera-se, agora, que a investigação seja testada em seres humanos, já em finais de 2014, com os cientistas a tentarem perceber como é que os efeitos do rejuvenescimento pode ser usados no tratamento de doenças como o cancro a demência ou a diabetes.
A investigação focou-se essencialmente na área das células que produz energia. Com o passar do tempo a comunicação entre esta área e o núcleo da célula degrada-se, levando ao processo de envelhecimento. Os cientistas injectaram num rato um químico chamado Nicotinamide adenine dinucleotide (em inglês), ou NAD, que reduz este processo, tendo conseguido reverter os efeitos do envelhecimento no animal.
"Agora que conhecemos o caminho, podemos estudar várias formas de restaurar a comunicação celular e reverter o processo de envelhecimento", afirmou Nigel Turner, um dos investigadores da universidade de USNW. O investigador adianta que "as pessoas pensam que as investigações contra o processo de envelhecimento pretendem fazer com que as pessoas vivam até aos 200 anos, mas o objectivo é ajudar as pessoas a serem mais saudáveis quando entram na terceira idade, e durante mais tempo", diz.
"Sabemos que esta comunicação celular é quebrada em doenças como a demência, o cancro ou a diabetes. A nossa investigação focou-se nos músculos mas pode beneficiar vários órgãos e atrasar a ocorrência de muitas destas doenças", diz, concluindo que "se iremos todos viver até aos 150 anos, isso eu não sei, mas o mais importante é que não tenhamos de passar os nossos últimos 20 ou 30 anos de vida em condições de saúde debilitadas".
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3598751&page=-1





19 dezembro 2013

EXPERIÊNCIA COM CASAL – Estudo confirma: é melhor estar-se certo do que feliz

Para observar os níveis de felicidade num casal, foi pedido a um neozelandês que concordasse com tudo o que a sua mulher dissesse. Decorridos doze dias, o homem acabou com a experiência pois estava a ser prejudicial para a sua saúde mental.
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3594782





O Governo não tem liberdade total para mexer nas pensões

O presidente do Tribunal Constitucional (TC) defendeu hoje que o Governo não tem liberdade total para mexer nas pensões.
"O legislador não é inteiramente livre de intervir" nesse domínio, disse o presidente do Constitucional, Joaquim Sousa Ribeiro, já que os cortes regressivos têm de ser justificados. O Governo apresentou argumentos junto do TC para defender o seu diploma da convergência das pensões, argumentos em relação aos quais o TC não foi sensível.
Sousa Ribeiro, que falava aos jornalistas depois do anúncio do chumbo do diploma da convergência das pensões, disse ainda que o decreto pressupõe uma "retrospectividade particularmente intensa", já que recalcula pensões já atribuídas num "passado longínquo".
O presidente do TC afirmou também que os interesses públicos apontados (a sustentabilidade e a convergência) são "legítimos e credenciados" e que "poderiam noutro contesto justificar" o corte nas pensões. "O Tribunal de Contas nunca afirmou nem afirma a intangibilidade do montante das pensões", afirmou. Ou seja, o TC considera que é possível mexer nas pensões, apesar de ter chumbado este diploma por violação do princípio da confiança.
Sousa Ribeiro considerou que o princípio da confiança se sobrepôs a tudo o resto, porque é "no plano da apreciação jurídico-constitucional" que o TC age.
http://economico.sapo.pt/noticias/legislador-nao-e-inteiramente-livre_184060.html




Convergência de pensões «é inconstitucional» porque viola o Princípio da Confiança – TC

O Tribunal Constitucional (TC) declarou esta quinta-feira que a convergência de pensões entre a Caixa Geral de Aposentações e o regime geral da Segurança Social «é inconstitucional», uma vez que «viola o Princípio da Confiança» consagrado na Constituição da República Portuguesa.
http://diariodigital.sapo.pt/
Os 13 juízes do Tribunal Constitucional consideraram inconstitucional a convergência das pensões da CGA por unanimidade!




Pensões: Governo estuda planos B para dar a volta a chumbo do Constitucional...

Os cenários possíveis:
A – aumentos de impostos: Se o TC alegar a inconstitucionalidade com base na violação do princípio da confiança, toda a medida é posta em causa porque deixa de ser possível  recalcular as pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA) em pagamento. Neste caso, o Governo teria de aumentar os impostos.
B – alteração às taxas a aplicar: Caso o TC fundamente o chumbo com a violação do princípio da proporcionalidade, o Governo terá de reformular a medida de forma a esta ser aceite, o que se poderá traduzir na alteração do limite mínimo de rendimento a partir do qual são feitos os cortes, que na proposta actual está situado nos 600 euros. Neste caso, seriam alteradas as taxas aplicadas aos rendimentos mais elevados ou as taxas de redução nas pensões, que são, em média, de 10%.
C – corte nas pensões de todos os regimes: Os dois últimos cenários aplicam-se se estiver em causa a violação do princípio da igualdade ou a violação dos princípios da unicidade e progressividade fiscal. Em ambos, a solução passará por mexer em todas as pensões, ou seja, os cortes poderão ser alargados a todos os pensionistas do público e do privado.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO304654.html?page=0



18 dezembro 2013

Gerry Rice, porta-voz do FMI, troca-tintas

Gerry Rice, porta-voz de Christine Lagarde e director de comunicação do FMI, rebateu já a tese de Paulo Portas e de Pedro Passos Coelho, que recentemente criticaram o Fundo por ser inconsistente.
Para a instituição liderada por Lagarde (directora-geral), Portugal tem é de seguir os seus conselhos, reduzindo o défice e cortando despesa, sendo que o programa inicial foi desenhado com base em "hipóteses razoáveis" e houve flexibilidade para fazer ajustamentos à medida que o tempo foi passando.
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=3593904&seccao=Dinheiro%20Vivo
Estamos entregues a estes troca-tintas desavergonhados (Mario Draghi; Christine Lagarde; Durão Barroso; Olli Rehn; …).
Uns dias dizem uma coisa, nos seguintes o seu contrário, alegremente, inconsistentemente, como se fosse normal uma coisa e o seu contrário serem aceitáveis…



Tributo a Mandela

South Africa Tribute
In tribute to Mandela, astronaut Chris Hadfield offered up his version of South Africa’s long view.
This photo was taken from the International Space Station on May 9, 2013, looking across the southwestern tip of the country.
http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=82601&eocn=image&eoci=moreiotd




17 dezembro 2013

CR7 – este Homem tem coração

Bastou uma carta abonatória para as autoridades norte-americanas para que Cristiano Ronaldo conseguisse impedir que um fã, que invadiu o campo para o abraçar, fosse preso e deportado.
Ronald Gjoka, 20 anos, foi notícia na pré-época passada por ter invadido o campo de futebol, em Miami, onde decorria o jogo amigável Real Madrid – Chelsea, para poder abraçar Cristiano Ronaldo, de quem é fã.
Hoje, Ronald Gjoka volta a ser notícia depois de CR7 ter intercedido por ele. O jogador português escreveu uma carta às autoridades da Florida e que pode ser lida no jornal Miami Herald, solicitando o perdão da acusação de invasão de propriedade privada e desordem pública.
Segunda-feira passada, o advogado do estudante canadiano de origem albanesa confirmou que as acusações tinham sido retiradas. "Agradecemos a Cristiano Ronaldo toda a ajuda e consideração neste assunto que poderia implicar o futuro de um jovem estudante universitário", declarou o advogado Richard Hujber.
http://www.dn.pt/inicio/pessoas/interior.aspx?content_id=3592945&seccao=ntv




Portas admite fim da coligação com o PSD em 2014

Paulo Portas garante que, "neste momento, o normal e expectável, em eleições legislativas, é cada partido apresentar-se autonomamente". É com esta cautela que o presidente do CDS, no texto da sua moção ao XXV Congresso centrista, fala de uma eventual coligação com o PSD nas próximas legislativas.
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3593481
Ora bem, há eleições legislativas em 2015. Portas sabe o “amor” que temos a este governo de coligação. Então, vá de dar uma “facada” no matrimónio governativo, desde já, a pensar em safar-se sozinho em 2015, a contar que quem vota se esquecerá das patifarias que o governo fez. Tenta passar o odioso da governação conjunta para o parceiro da coligação. Rapaz esperto, este…



Portugal elege Campinas como base para a Copa

Quinta selecção que mais viajará na primeira fase do Mundial (enfrenta a Alemanha em Salvador, Estados Unidos em Manaus e Gana em Brasília), Portugal aposta na estrutura do aeroporto de Campinas, um dos maiores do Brasil, para não ter dificuldades de deslocamento.
O tempo de viagem da cidade para as capitais em que a selecção jogará (duas horas de Salvador, 3h45 de Manaus e 1h15 de Brasília) também pesou a favor.
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2013/12/portugal-de-cristiano-ronaldo-elege-campinas-como-base-para-copa.html





Azar… para Portugal

A chanceler alemã sofreu um acidente de carro este domingo, quando um veículo conduzido por um homem de 82 anos embateu na sua limusina. Nenhum ocupante sofreu ferimentos.
Angela Merkel seguia de sua casa de fim-de-semana, em Uckermark, Brandenburg, em direcção a Berlim, onde decorreu um encontro com os elementos do novo governo de coligação alemão.
O carro que embateu contra a limusina de Angela Merkel era conduzido por um homem de 82 anos, avançou o site do jornal alemão em língua inglesa "The Local".
Ambas as viaturas ficaram ligeiramente danificadas, mas nenhum dos seus ocupantes sofreu ferimentos. A chanceler alemã mudou de viatura no local para seguir em direcção ao destino.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3590838&seccao=Europa
Azar… podia haver neve na estrada… podia ir-se em excesso de velocidade… podiam os reflexos estar lentos ou descoordenados devido à alcoolemia… azar… nada aconteceu… que bom!



Parlamento discute petição para sair do Acordo Ortográfico

A Assembleia da República discutirá em plenário, na sexta-feira de manhã, a petição "pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico' de 1990" (AO90).
A petição, da iniciativa de Ivo Miguel Barroso, Madalena Homem Cardoso, Rui Miguel Duarte e outros, foi aprovada por unanimidade, em Julho passado, pela comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3591922




“Zeitgeist” lista que revela as palavras mais pesquisadas do ano em Portugal

TENDÊNCIAS
Pesquisas: Ask, Zero Zero e Outlook
Atletas: Maya Gabeira, Bruma e Óscar Pistorious
Músicas: Harlem Shake, Gagnam Style e I love it
MAIS PESQUISADOS
Top celebridades (Global): Érica Fontes, Kim Kardashin e Cristiano Ronaldo
Top grupos e músicos: One Direction, Justin Bieber e Rhianna
Top programas: Casa dos Segredos, Gig Brother e Dancing Days
Top filmes: Velocidade Furiosa 6, Spring Breakers e Iron Man3
Top clubes desportivos: Benfica, Sporting e FC Porto
Top lugares/destinos: Ericeira, Braga e Angola
Top comida e bebida: bolo de chocolate, bolo de iogurte e petiscos
Top marca de moda: Zara, Bershka e La redoute
Top apps: Google Maps, Google Translate e We Transfer
Top celebridades portuguesas: Érica Fontes, Cristiano Ronaldo e Tony Carreira



16 dezembro 2013

Mario Draghi do BCE garante que Portugal terá mais um programa

A seguir ao actual resgate Presidente do BCE garante que Portugal terá mais um programa.
O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, afirmou nesta segunda-feira que Portugal vai ter um programa para o período de transição após a conclusão do actual programa de resgate da 'troika', mas que ainda não está decidida a sua forma.
"Sobre o período de transição, haverá um programa. Haverá um programa adaptado à situação durante esse período de tempo, e temos de ver que forma este programa irá assumir", afirmou Mario Draghi.
O líder do BCE respondia a perguntas formuladas pelo eurodeputado do CDS-PP Diogo Feio, durante uma audição na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, em Bruxelas.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/presidente-do-bce-garante-que-portugal-tera-mais-um-programa




"Obrigado por tudo, Chefe." O tweet desportivo do ano é de Cristiano Ronaldo

Na conta que criou para divulgar os Tweets de Ouro (@YearOnTwitter), no final da semana passada, o Twitter dá ainda conta do tweet desportivo mais partilhado do ano: “Obrigado por tudo, Chefe.” O agradecimento público é de Cristiano Ronaldo e dirigia-se a Alex Ferguson, o histórico treinador do Manchester United, que deixou o comando da equipa inglesa no final da época passada. O tweet registou quase 100 mil RT.
http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/obrigado-por-tudo-chefe-o-tweet-desportivo-do-ano-e-de-cristiano-ronaldo-1616493




14 dezembro 2013

Eu (não) quero sair - Rui Unas

Marmitas

Fui muito avançado para o tempo...
Isto das marmitas já as conheço há quase cinquenta anos!





Queen - Thank God it's Christmas

Convergência de pensões nas mãos do relator Juiz Conselheiro Lino José Baptista Rodrigues Ribeiro, do Tribunal Constitucional.

O Governo já tem inscrito na proposta de Orçamento uma medida para compensar um eventual chumbo da convergência da Caixa Geral de Aposentações e da Segurança Social.
A resposta a um possível chumbo do Tribunal Constitucional da controversa convergência da fórmula de cálculo das pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA) com as da Segurança Social, passa por alargar a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) a pensionistas que recebam mais de 1350 euros.
O Governo espera poupar perto de 390 milhões com os cortes nas pensões acima dos 600 euros brutos mensais e, para evitar um duplo corte, a contribuição deixa de fora cerca de 99% dos pensionistas. Só as pensões superiores a 5400 euros serão alvo da CES.
Caso não haja convergência, a CES dispara e aplica-se como até aqui, ou seja, a pensionistas que recebam mais de 1350 euros.
Neste cenário, o Governo poderá arrecadar 340 milhões de euros.
Com esta alínea, que consta do Orçamento do Estado para 2014, será possível minimizar os danos de um chumbo do Constitucional, ficando por tapar, neste caso, um buraco que ronda os 50 milhões de euros.




50 anos depois descobre-se que há um segundo código no ADN

Cientistas descobriram um segundo código no ADN, contendo informações que deverão clarificar as mutações genéticas em doentes, revela um estudo que a revista Science publica na sexta-feira.
Desde que o código genético foi decifrado no início dos anos 1960, os cientistas pensavam que o ADN (ácido desoxirribonucleico) das células continha apenas a informação necessária à produção das proteínas do organismo.
Segundo John Stamatoyannopoulos, um dos co-autores da investigação e professor-auxiliar de Medicina na Universidade de Washington, o genoma (estrutura de genes) usa o código genético para "escrever" duas informações em simultâneo: além da que permite fabricar proteínas, uma outra – a agora revelada –, que dá as instruções às células para determinar o controlo dos diferentes genes.
O estudo, citado pela agência AFP, sustenta que estes dois códigos no ADN evoluíram em consonância um com o outro, sendo que o que controla as instruções genéticas parece contribuir para estabilizar certas características benéficas das proteínas e o modo como são produzidas.
"O facto de o código genético poder, simultaneamente, 'escrever' dois tipos de informação significa que numerosas alterações no ADN, que parecem modificar as sequências das proteínas, podem, de facto, causar doenças, ao perturbarem os programas de controlo dos genes e, mesmo, da produção de proteínas", defendeu John Stamatoyannopoulos.
A investigação foi conduzida no quadro do ENCODE, projecto internacional que visa descobrir onde e como os códigos das funções biológicas estão armazenados no genoma humano.
http://noticias.pt.msn.com/descoberto-um-segundo-c%C3%B3digo-no-adn-science





A Paisagem Nórdica

Exposição do Museu do Prado em Portugal.
Museu Nacional de Arte Antiga.

Rubens / Brueghel / Lorrain







Rubens/ Brueghel/ Lorrain

Museu Nacional de Arte Antiga.
Galeria de Exposições Temporárias.
13-Dez-2013