Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

20 maio 2013

Soares lança mega reunião da esquerda


O fundador do PS e ex-PR vai juntar PS, PCP e BE numa sessão pública para "libertar Portugal da austeridade".
O social-democrata Pacheco Pereira vai estar presente, a convite de Mário Soares, numa sessão pública da esquerda sobre o tema "Libertar Portugal da austeridade". O evento, que se realizará em Lisboa, a 30 de Maio, reunirá pela primeira vez, numa iniciativa política, PS, PCP e Bloco de Esquerda, bem como os líderes da CGTP e da UGT.
O encontro, ainda em local a confirmar, reunirá várias personalidades. Já confirmadas estão Sampaio da Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, Maria do Rosário Gama, da Associação de Reformados APRE!, Manuel Alegre, o sociólogo Boaventura Sousa Santos, o socialista e ex-ministro Alberto Costa, a deputada do BE Ana Drago e Pilar del Rio, viúva de Saramago.
Mário Soares assumiu inteiramente a promoção da iniciativa, tendo falado com as direcções de cada partido para que indicassem um representante. Mas sublinhou que cada participante assumirá individualmente e "com inteira liberdade" o que pensa sobre o tema, o que pressupõe que não haja directivas partidárias.
Segundo o histórico socialista, a organização desta sessão justifica-se plenamente, quanto "a austeridade está a levar-nos ao desastre completo e este Governo de incapazes e incompetentes já não tem legitimidade". Uma afirmação coincidente com as do social-democrata Pacheco Pereira que, ainda ontem, numa entrevista ao "Jornal de Negócios", dizia que "não há Governo, não há primeiro-ministro, há um ajuntamento de pessoas, cada uma a tratar da sua carreira política".
A mesa deste "grande encontro da esquerda" será presidida por Sampaio da Nóvoa.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/05-18/0/5_2047265_8936B322E483596FF164BCD81A76F1E5.pdf