Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

27 novembro 2011

No fim que manda é a oxitocina

Existem vários neurotransmissores importantes na paixão, desejo e amor, entre eles estão: a feniletilamina, dopamina, endorfina, e oxitocina.
A oxitocina é uma hormona feminina. Estudos experimentais verificam que ela é a principal responsável, quanto ao âmbito da paixão/amor, por a preferência sexual, na formação de vinculo, na diminuição de agressividade e no aumento de comportamento de protecção, da doação e da entrega, responsável pela monogamia, promovendo assim a fidelidade.
A Dr. Cindy Hazan afirma especificando que as substâncias responsáveis pelo amor são a dopamina, feniletilamina e oxitocina, todas estas substâncias são comuns ao organismo do ser humano, no entanto apenas nas fases iniciais da paixão são encontrados juntos, contudo com o tempo o organismo alvo destas substâncias, vai ficando tolerante, resistente aos efeitos destas.
Após toda a loucura ter-se desvanecido o casal encontra-se numa dicotomia: ou se separa ou se habitua a manifestações mais brandas de amor, compartindo companheirismo, afecto, tolerância e permanecem juntos.
Nas pesquisas da Dra. Helen Fisher, antropologista da Universidade Rutgers, podemos relacionar as manifestações de amor em causa e as substâncias que as originam. Podemos verificar que o desejo ardente te ter relações sexuais, deve-se a altos níveis de testosterona, sendo esta hormona predominante nos homens, pode-se explicar porque os homens têm mais desejo sexual que as mulheres, já a fase de atracção (amor na fase inicial, euforia, envolvimento emocional e romance), deve-se a altos níveis principalmente de dopamina, esta responsável pela exaltação, euforia, insónias e falta de apetite e por sua vez a baixos níveis de serotonina (tendo em conta que a acção da serotonina é de diminuir os factores libertadores de gonadotrofinas pela hipófise, sendo estas inibidoras das hormonas sexuais, por consequência quanto mais serotonina menos hormonas sexuais), por ultimo a fase final de ligação emocional, onde a atracção e toda a loucura é trocada por uma relação segura e duradoura, esta fase é promovida principalmente por a oxitocina (esta associada ao aumento de desejo sexual, orgasmo e bem estar em geral).
http://sombradarealidade.blogspot.com/2006/04/neurotransmissores-e-paixo.html