Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

27 novembro 2011

Berlim e Paris vão permitir que BCE compre dívida de forma massiva

O novo pacto de estabilidade do euro, que Berlim e Paris negoceiam, abrirá caminho para que o BCE compre elevados montantes de dívida, algo que até agora tinha sido negado pela chanceler alemã, Angela Merkel.
A notícia está a ser avançada pelo jornal alemão 'Die Welt am Sonntag', que cita fontes governamentais e confirma as informações noticiadas ontem pelo também germânico 'Bild'.
Os subscritores do novo pacto, que será um acordo individual entre países e não um tratado que os 27 membros terão de ratificar, obrigaria a um controlo restrito dos défices nacionais e a uma supervisão orçamental supranacional. "Deste modo, aumenta a determinação para resolver o problema da dívida de forma rápida", avança o jornal.
A troco do novo pacto de estabilidade, os assinantes contariam com a ajuda permanente do BCE que, mantendo a sua independência mas disposto a apoiar os países comprometidos com a consolidação orçamental, actuaria de forma contundente nos mercados de dívida para manter baixos os juros das obrigações soberanas.
http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Artigo/CIECO024046.html