Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

18 novembro 2011

Mais rápido do que a velocidade da luz

À segunda vez, os neutrinos continuam mais rápidos que a luz.  Experiência com resultados polémicos foi repetida.
Pela segunda vez, os neutrinos disparados a partir do acelerador de partículas do CERN, na Suíça, chegaram ao laboratório subterrâneo de Gran Sasso, em Itália, cerca de 60 nanossegundos mais rápido do que a velocidade da luz. O mistério das partículas subatómicas que podem contradizer Einstein continua.
Desta feita, os cientistas que coordenam a experiência estão suficientemente seguros para submeter os seus resultados para publicação numa revista científica com revisão pelos pares, a Journal of High Energy Physics, adianta o site da revista New Scientist.
“As medições parecem-nos robustas. Recebemos muitas críticas, mas conseguimos lidar com a maior parte elas”, disse à revista Luca Stanco, do Instituto de Física Nacional de Física Nuclear, em Pádua, que opera o laboratório de Gran Sasso, instalado no interior de uma mina.
Em Setembro, Stanco e outros colegas que participam nesta experiência internacional, designada OPERA, tinham divulgado resultados para as suas experiências que apontavam para que estas partículas subatómicas tivessem viajado a uma velocidade superior à da luz – algo teoricamente impossível e que, na prática, sempre se verificou ser realmente impossível.
A experiência foi repetida para se eliminarem as possibilidades de erro. “Uma medição tão delicada e com implicações tão profundas para a física exigia um nível de escrutínio extraordinário”, explica Fernando Ferroni, presidente do Instituto Italiano de Física Nuclear, citado num comunicado.
Os mais recentes resultados foram disponibilizados esta manhã no site Arxiv, onde os cientistas de física e astrofísica divulgam as suas descobertas.
http://www.publico.pt/Ciências/a-segunda-vez-os-neutrinos-continuam-a-ser-mais-rapidos-que-a-luz-1521550