As indústrias tabagistas estão a utilizar açúcar e aromas para suavizar o gosto dos seus produtos e atrair o público mais jovem e mulheres, denuncia um estudo do Comité Nacional contra o Tabagismo francês (CNTC) divulgado esta quarta-feira (26) pela imprensa francesa.
A análise feita em parceira com a revista «60 million consumers» detalha que para captar novos clientes e fidelizá-los foram desenvolvidos produtos específicos com aromas de baunilha, morango e chocolate, que disfarçam o sabor amargo do tabaco e de maneira paralela reforçam a dependência à nicotina.
«O que está proibido num cigarro pode estar autorizado em outro», lamentam as organizações, que encontraram uma quantidade de açúcar próxima de 10% no tabaco de enrolar e adoçantes no papel de fumar.
O número é mais alarmante. Cerca de 7% dos estudantes enrolam os seus cigarros e o consumo do tabaco de enrolar passou de 5 mil para 7 mil toneladas nos últimos 20 anos.
Diário Digital, quarta-feira, 26 de Outubro de 2011