A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou esta madrugada o Plano e o Orçamento da Região para 2012, com os votos da maioria PS.
Na sua “mensagem de esperança”, César assegurou que, entre outras medidas, será mantido, em 2012, o salário mínimo regional superior em 5%, será aumentado em 10% o complemento de pensão e as taxas moderadoras não serão alargadas a outros cuidados de saúde como está previsto a nível nacional. A remuneração complementar, para os funcionários públicos com ordenados mais baixos, crescerá 3,5%, acima da inflação; e a remuneração compensatória continuará em vigor; o complemento açoriano aos abonos de família para crianças e jovens será aumentado em 10%;
O executivo açoriano procederá à atribuição gradual aos filhos das famílias carenciadas de manuais escolares gratuitos e de outros materiais e intensificará a acção social escolar nos transportes e nas refeições. Não aumentará no próximo ano os valores a pagar nos serviços de apoio ao domicílio, creches, jardins-de-infância e ateliês de tempos livres, e dos lares de idosos. E aumentará em 10% o apoio aos doentes deslocados.
http://www.publico.pt/Local/acores-aumentam-remuneracao-compensatoria-aos-funcionarios-com-salarios-mais-baixos-1523379