Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

12 agosto 2007

Torga



Miguel Torga nasceu há 100 anos.
2007/08/12.
12 de Agosto de 1907, nascia o escritor português Miguel Torga, pseudónimo do médico Adolfo Rocha, em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, Trás-os-Montes.
Torga é o autor de «O Outro Livro de Job», «Cântico do Homem», «Contos da Montanha», «Bichos», «Vindima», «Fogo Preso» e de «A Criação do Mundo». A sua obra é extensa e compreende várias dezenas de títulos, repartidos por poesia, ficção, teatro, ensaio além do intenso «Diário».
Ao longo das décadas, Miguel Torga foi distinguido com os mais importantes prémios literários, nacionais e internacionais, chegando a ser nomeado, por várias vezes, para o Nobel da Literatura. A sua obra foi sempre publicada em edição de autor, até 1999, quando uma casa editorial iniciou a publicação da «Obra Completa».
O escritor adoptou o pseudónimo aos 27 anos, com a publicação do ensaio «A Terceira Voz», em 1934. O apelido Torga tinha origem num arbusto particularmente resistente, ligado à terra por raízes muito profundas. E o nome próprio Miguel vinha dos escritores espanhóis Cervantes e Unamuno, do pintor, escultor e arquitecto da Renascença Miguel Ângelo, e do anjo que vencera o demónio, Miguel Arcanjo.
Miguel Torga morreu em Coimbra, a 17 de Janeiro de 1995.
A data vai ser assinalada na terra natal do escritor.