Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

30 setembro 2013

A opinião de Marcelo Rebelo de Sousa

1- Para Marcelo, Passos fez “a pior liderança de umas eleições autárquicas de sempre”. Comentador diz que presidente do PSD é o pior de sempre.
Marcelo Rebelo de Sousa considerou nesta segunda-feira que Pedro Passos Coelho é “o pior presidente do PSD de sempre” e que fez “a pior liderança de umas eleições autárquicas de sempre”. “Foi desastroso”, acrescentou.
2- Marcelo referiu-se também à derrota do PSD na Madeira (perdeu sete das 11 câmaras), afirmando que Alberto João Jardim não percebe que já não devia ser presidente do PSD-Madeira e do Governo regional.


Tanto PS para tão pouco PSD

“O melhor PS e o pior PSD”. “PSD afunda-se”. “Passos sofre pesada derrota”. Três títulos, três manchetes.
As eleições foram para eleger o poder local, mas a leitura dos resultados que prevalece é nacional. A derrota do partido social-democrata (PSD) e a vitória do partido socialista (PS) dominam as manchetes da imprensa nacional.
O “Correio da Manhã” diz que “Passos sofre pesada derrota”; o “Diário de Notícias” noticia “O melhor PS e o pior PSD” e no “i” lê-se “PSD afunda-se”. No "Público" o grafismo colorido mostra as diferenças de votação entre os partidos e fala-se em “Vendaval”.
O PSD, para já com 86 câmaras conquistadas, poderá vir a obter o seu pior resultado de sempre, em termos globais de presidências de câmara obtidas sozinho e coligado, ficando abaixo das 114 de 1989.
A mesma leitura está a ser feita fora de Portugal, com a imprensa internacional a destacar a rejeição dos eleitores portugueses face às políticas de austeridade do governo de coligação PSD / CDS/PP traduzida nestes resultados das autárquicas.
O próprio primeiro-ministro, Passos Coelho, acabou por assumir no domingo à noite a derrota. “Disse que estas eram eleições autárquicas, não eram eleições nacionais, mas evidentemente há sempre leituras nacionais a fazer de eleições autárquicas. O PSD registou, enquanto tal, uma derrota eleitoral nacional”, assumiu o primeiro-ministro, reiterando que o “resultado foi claramente negativo para o PSD”.


O recorde da abstenção registou-se no distrito de Setúbal com 58,3%

A abstenção voltou a quebrar um novo recorde nestas autárquicas 2013. Em três dos 20 distritos do país foram já menos de metade os que saíram para votar. Brancos e nulos bateram também novo máximo, tendo sido essa a opção de voto de 337 mil eleitores, praticamente o mesmo universo que elegeu 13 candidatos independentes como presidentes de câmara.
A taxa de abstenção nas eleições autárquicas deste domingo voltou a quebrar um novo recorde, ao atingir 47,4%, segundo dados oficiais ainda provisórios da Direcção-Geral da Administração Interna. Esta média nacional compara com 41% de abstencionistas nas autárquicas de 2009, e 39% nas de 2005.
Em três distritos do país  – entre os quais o maior, Lisboa – a percentagem de abstencionistas ultrapassou mesmo os 50%. Em Lisboa a abstenção chegou a 55,5%; em Faro foi de 52,9%, tendo o recorde sido registado no distrito de Setúbal, onde 58,3% dos eleitores inscritos não votaram.
Setúbal o distrito onde o PCP reclama vitória (!?). Será que os ‘altos’ quadros do partido sabem ler o significado verdadeiro de tamanha abstenção nos concelhos?
As pessoas andam contentes com a governação doméstica, é claro…











Outra leitura destas eleições

Outra leitura real e atenta destas eleições, para além do mero número da contagem dos votos, indica uma vontade e uma expressão políticas populares que não podem ser ignoradas e que têm um relevantíssimo significado.
E os resultados expressos das eleições autárquicas 2013 ditaram os seguintes números objectivos:
Inscritos: 9.207.345
Votantes: 4.846.991
Abstenção: 47,34%
Brancos: 3,86%
Nulos: 2,95%
Partido Socialista: 16,5%
Partido Social-democrata: 13,3%
CDS/PP: 6,3%
Independentes: 3.05%
CDU: 5,1%
Outros Partidos: 1,4%
BE: 1,2%

Temos que os dois partidos que formam o presente Governo, PSD e CDS/PP; somam juntos, apenas, 19,6%.
A oposição parlamentar de esquerda, constituída por PS, BE, PCP e Verdes, somam juntos 22,8%.

Passos Coelho não liga a Rui Rio...

Autárquicas 2013 – Concelho de Sines

Autárquicas 2013 – Concelho de Sines:

43,4% abstenção
1,9%votos brancos
1,7%votos nulos

Nuno José Gonçalves Mascarenhas – Presidente da Câmara de Sines

PS – Vencedor absoluto:

Câmara Municipal:
52,0%
3542 votos
4 mandatos

Assembleia Municipal:
48,3%
3292 votos
11 mandatos

Autárquica 2013 – Valores recorde na abstenção, votos brancos e votos nulos

Apenas 52,6% dos eleitores se deslocaram às mesas de voto. Votos brancos atingem 3,87% e nulos 2,95%.



Cortar nas reformas é a solução para evitar novo resgate?

a) O encargo líquido das pensões para o OE, mesmo sem descontar o efeito das antecipações, é de apenas 5% das receitas públicas (sem contribuições sociais);
b) Existem importantes rubricas orçamentais potenciais geradoras de poupanças e que o Governo recusar racionalizar;
c) Consequentemente, não tem fundamento substantivo invocar o argumento das "condições excepcionais de necessidade" para se evitar o eventual juízo de inconstitucionalidade;
d) Por motivos óbvios, ainda menos fundamentável é o argumento do 2.° resgate, pois será preferível dar atenção à gestão dos restantes 95% das receitas públicas;
e) Como é evidente, nos próximos anos o défice das pensões será acrescido pelo montante resultante da redução dos salários públicos por reformas/ aposentações antecipadas e como o Governo não efectua a soma algébrica entre salários e pensões, será previsível a sucessiva proposta de novos cortes sempre com o mesmo argumento. Esta sucessão de cortes só será evitada se a actual proposta for considerada inconstitucional.
Luís Valadares Tavares
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/09-29/0/5_2109303_A3D1C9A2E6B4393EBBA3C5F65A3695EC.pdf



Como fazer campanha com pouco dinheiro?

Em Portugal, estas foram as primeiras eleições locais da era da expansão das redes sociais globais. A maioria dos partidos e movimentos recorreu ao Facebook nos períodos de pré-campanha e campanha. Porquê esta preferência, que tipo de mensagens foram difundidas e como foi combinada a comunicação de rua e virtualidade?
Para quem tem pouco dinheiro a internet foi a solução.
Veja mais no link: http://www.publico.pt/politica/noticia/o-ano-do-nascimento-do-poder-local-nas-redes-sociais-1607501

29 setembro 2013

Portugueses de excelência

Rui Costa campeão do mundo de ciclismo
Primeiro português a vencer a prova de fundo dos Mundiais.
João Sousa obtém a primeira vitória portuguesa no ATP World Tour
Tenista venceu final do Torneio da Malásia, em três sets, frente a adversário francês.
João Oliveira – Triunfo português na ultramaratona Spartathlon
O português João Oliveira venceu neste sábado a ultramaratona Spartathlon, na Grécia, cumprindo os 245,3 quilómetros do percurso em 23 horas, 29 minutos e oito segundos.







Votantes



Já votei. E tu?

Autárquicas: Afluência às urnas de 19,44% até às 12:00.
A afluência às urnas até às 12:00 situou-se hoje nos 19,44 por cento (%), abaixo dos valores registados nas anteriores eleições autárquicas, segundo a informação publicada pela Direcção Geral da Administração Interna (DGAI).
Em 2009, à mesma hora, a afluência às urnas era de 21,3% e, em 2005, de 20%.
A taxa de abstenção das eleições autárquicas realizadas em 11 de Outubro de 2009 foi de 41%, tendo votado apenas 5.532.575 dos 9.376.402 eleitores inscritos.
Vote, ou prefere que os outros escolham por si?

28 setembro 2013

Berlusconi lixa-nos

“Com o mal dos outros posso eu bem”.
Este ditado popular continua a aplicar-se à generalidade das coisas que nos envolvem.
Porem, a seguinte notícia desmente o supra citado ditado popular, porque aquilo que acontecer de mau em Itália, repercute-se imediatamente em Portugal em termos de juros dos mercados internacionais, isto é, começamos logo a pagar mais por tabela da falta de juízo dos italianos: “Ministros do partido de Silvio Berlusconi apresentam demissão. Os ministros do Partido do Povo e da Liberdade (PDL), do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, apresentaram a demissão do governo de coligação, anunciou o porta-voz do partido, Angelino Alfano.” http://noticias.pt.msn.com/ministros-do-partido-de-silvio-berlusconi-apresentam-demiss%C3%A3o-1
Já nos bastava o desacerto interno, quanto mais sermos envolvidos por problemas alheios…


Fixem este nome: João Sousa – chegou ao top para ficar

O melhor tenista português continua a progredir no circuito mundial e a confirmar que a decisão de, há dez anos, trocar Portugal por Espanha foi a mais acertada.
João Sousa, número 77 mundial, tornou-se o primeiro tenista português a atingir a final de um torneio ATP em piso rápido ao bater, na Malásia, o austríaco Jürgen Melzer (26º mundial) com os parciais de 6-4, 3-6 e 6-4. Sousa já garantiu 61,5 mil euros em prémios e 150 pontos ATP, jogando amanhã a final em Kuala Lumpur com o francês Julien Benneteau (33º mundial), vencedor frente ao suíço Stanislas Wawrinka (10º ATP), detentor do título no Portugal Open, por 6-4 e 6-3.
"Se conseguir vencer amanhã serei o primeiro do meu país a conquistar uma prova ATP e isso seria um grande impulso para a modalidade em Portugal", referiu após o triunfo. "As pessoas vão começar a saber um pouco mais sobre o desporto e isso será positivo", referiu.
"Sinto-me mais confortável na terra batida, piso em que treino em Barcelona, mas estou a fazer um bom percurso no piso rápido, portanto não tenho razões de queixa", acrescentou.
João Sousa, de 24 anos, vencera o espanhol David Ferrer, número 4 do Mundo, para atingir as meias-finais no torneio malaio. Agora pode tornar-se ainda mais histórico, uma vez que só Frederico Gil, finalista no então designado Estoril Open, chegou a esta fase num torneio ATP.




Amigos e amigas...




UHF - Vernáculo

27 setembro 2013

O futuro segue dentro de momentos...

Dia 29 será a prova dos nove da minha impressão de que o sistema político em Portugal mexeu-se!
Os partidos políticos correm sérios riscos de perderem o monopólio, a centralização, o poder, de nomearem/ escolherem os candidatos às eleições.
Já sei que por ora, isso apenas pode acontecer a nível autárquico, isto é, a nível concelhio ou de freguesia. Porem… isto é como tudo na vida, uma vez ultrapassado com sucesso este patamar, o povo exigirá ter a possibilidade no futuro de poder candidatar-se a eleições nacionais e europeias de forma independente, livre do espartilho dos partidos.
O que condiciona o que atrás explanei é o sucesso ou não das candidaturas independentes nestas autárquicas de 2013. Se as candidaturas independentes tiverem maioritariamente sucesso, verão como se multiplicam como cogumelos em próximos actos eleitorais. Se forem um fracasso esmorecem as candidaturas independentes.
Já falta pouco para saber um pouco mais qual a tendência do futuro…

Espero que não mude quando for PM - António José Seguro chora em Castelo Branco

Para dia 29



26 setembro 2013

“A grande reforma estrutural do Governo deixou de o ser”

O Tribunal Constitucional publicou na manhã desta quinta-feira, 26 de Setembro, um acórdão em que chumba diversas medidas do Código do Trabalho. Essas medidas referem-se à flexibilização do despedimento.
Esta seria, na área da regulação da actividade económica, a grande reforma estrutural já aprovada e implementada pelo Governo, aliás desde há mais de um ano. Com esta decisão do Constitucional, essa reforma estrutural perde grande parte desse alcance.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/funcao_publica/detalhe/a_grande_reforma_estrutural_do_governo_deixou_de_o_ser.html
O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucionais algumas das novas normas do Código de Trabalho, relacionadas com o despedimento por extinção do posto trabalho e por inadaptação.

Supina lata

O CDS considerou esta quinta-feira que o chumbo do Tribunal Constitucional (TC) a normas introduzidas no Código do Trabalho pode pôr em causa a credibilidade externa de Portugal e disse que o Governo deve agora trabalhar em soluções alternativas.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/emprego/lei_laboral/detalhe/cds_considera_que_chumbo_do_constitucional_pode_manchar_credibilidade_de_portugal.html
Então essa gente do Governo PSD/CDS-PP está mais do que avisada que a sua produção legislativa (leis) é lixo, inconstitucional, aberração, e ainda tem a supina lata de por as culpas da falta de credibilidade externa no Tribunal Constitucional?
Degredo…

25 setembro 2013

Como fica o seu nome em japonês?


Cumprimentos do Tadokiari.


Sondagens nacionais




A fadiga

Na sua conferência em Lisboa, Nouriel Roubini chamou a atenção para um fenómeno perturbador na zona curo: a fadiga. Nos países do Sul verifica-se a fadiga da austeridade. As pessoas não compreendem a razão de tantos sacrifícios quando o resultado tem sido apenas o aumento da recessão e da dívida pública.
Já nos países do Norte, verifica-se pelo contrário uma fadiga do resgate. Os contribuintes receiam cada vez mais ser chamados a pagar com os seus impostos sucessivos resgates a países por cuja dívida entendem não ser responsáveis.
A fadiga caracteriza-se pelo facto de o corpo deixar de conseguir funcionar ao seu nível normal, devido a uma percepção ampliada do esforço a que é sujeito. Também os países europeus não estão preparados para funcionar num quadro radicalmente diferente do que é o seu funcionamento habituai. Em Portugal os cidadãos desesperam: a aumentos de impostos até ao limite do suportável acresceram cortes de salários e pensões de forma tão elevada que a maior parte das pessoas deixou de conseguir honrar os seus compromissos, entrando em insolvência.
No século XIX surgiu a denominada questão social, provocada pela "incrível miséria da classe operária". No século XXI estamos confrontados com uma nova incrível miséria, desta vez a da classe média nos países resgatados. Ou a Europa consegue arranjar uma solução para este problema ou o vendaval dos primeiros anos do século XX pode bem repetir-se cem anos depois.
LUÍS MENEZES LEITÃO, Professor da Faculdade de Direito de Lisboa
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/09-24/0/5_2106661_B2D0DEC28F391FB9D5317B58A015074B.pdf


50 anos depois dão-me razão…

Dores para além da escola. Cadeiras e mesas escolares pequenas contribuem para dores que se prolongam durante a idade adulta.
Que o peso a mais transportado nas mochilas causa dores nas costas dos mais pequenos é certo e sabido. Mas o que um estudo realizado por uma equipa do Laboratório de Biomecânica e Morfologia Funcional da Universidade de Lisboa agora comprova é que as mesas baixas e cadeiras escolares subdimensionadas, onde os alunos passam cada vez mais horas sentados, são também determinantes para as dores lombares sentidas por cada vez mais crianças em idade escolar e adolescentes.
O trabalho, que terá honras de publicação na revista International journal of human factors and ergonomics, conclui que quase dois terços dos alunos estudados (138), com idades entre os 12 e os 15 anos, sofrem de dor nas costas, sendo a grande diferença entre a altura da mesa e a altura do cotovelo associada a uma maior probabilidade de sofrerem com este problema.
Por isso, os especialistas reforçam «a importância de estudar o ambiente escolar para estabelecer programas preventivos para a dor nas costas em jovens». Até porque é reconhecido que quem sofre na infância tem tendência a sofrer também na fase adulta, a não ser que o problema seja adequadamente tratado.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/09-24/0/5_2106849_DB0D3208F14FC382077DA189B19492B8.pdf
50 anos depois dão-me razão… Até compreendo que a minha ‘luta’ fosse inconsequente há 50 anos atrás. Era dos poucos alunos com altura/ morfologia acima do normal. Já se sabe que não se abrem excepções quando o alvo é francamente minoritário. Neste caso era eu e mais meia dúzia de elementos com mais de 1.90 m. Como disse anteriormente, não se preocupam com as dores lombares de meia dúzia de latagões.
Voilá que passados 50 anos a população escolar cresceu e muito, consequência da boa alimentação, e agora já não se trata de meia dúzia mas de milhares de elementos que têm de passar horas e horas sentados em cadeiras e apoiados em mesas para anões…
Acredito que isto mudará…

24 setembro 2013

Psicopatas v. profissões

As profissões onde há maior probabilidade de encontrar psicopatas:

10º - Funcionários públicos
9º - Chefe de cozinha
8º - Membro do clero
7º - Polícia
6º - Jornalista
5º - Cirurgião
4º - Vendedor
3º - Apresentador de televisão ou rádio
2º - Advogado
1º - Diretor de empresa. Esta é a profissão exercida por maior número de pessoas com tendências psicopatas.

As actividades profissionais que menos psicopatas atraem:

10º - Contabilista
9º - Médico
8º - Artista
7º - Professor
6º - Voluntário de caridade
5º - Esteticista
4º - Artesão
3º - Terapeuta
2º - Enfermeiro
1º - Auxiliar de apoio domiciliário. Esta é a profissão que menos psicopatas escolhem para a sua actividade profissional.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/multimedia/fotogaleria/mundo/as-10-profissoes-que-os-psicopatas-menos-escolhem


Mulher tetraplégica alimentada na boca pelo filho de 2 anos

É uma lição de vida e sobrevivência dada por um menino de apenas dois anos. Gao Qinbao mastiga a comida e coloca-a na boca da mãe tetraplégica, como se de um pássaro se tratasse.
Em 2010, a mãe, Zhang Rongxiang, teve um grave acidente de viação na província de Jiangsu, na China. Com um prognóstico reservado, os médicos não acreditavam que a chinesa pudesse sobreviver. Foi então que descobriram que a mulher estava grávida e que o bebé não tinha sofrido lesões. Gao cresceu na barriga da mãe apesar desta se encontrar em coma e, só após cinco meses, foi feita a cesariana.
Zhang Rongxiang esteve em coma até Maio deste ano, altura em que acordou com o som da voz do filho. Um amor incondicional de um bebé que esteve sempre ao lado da mãe adormecida e que agora é ele que a alimenta, como conta o «Daily Mail» citando os meios de comunicação locais.
Uma pirâmide invertida do amor entre uma mãe e um filho.
http://www.tvi24.iol.pt/503/internacional/mae-e-filho-mastiga-coma-acidente-china-tvi24/1493134-4073.html




23 setembro 2013

E agora, "Mutti" (mãezinha)?

Merkel terá de escolher. Ou um novo jogo, baseado nas regras da soma positiva, em que todos ganham, permitindo à periferia retomar o fôlego. Isso implicará avançar na união fiscal e orçamental (e não só na disciplina), na coordenação económica, e na atribuição ao BCE da missão de apoiar o desenvolvimento.
Esse jogo garantirá, em contrapartida, o florescimento da economia alemã. Ou continuar o actual jogo de soma nula, em que todos perdem e só a Alemanha ganha. Com isso, Merkel daria a Berlim mais algumas vitórias, que, paradoxalmente, acelerariam o desmembramento europeu.
VIRIATO SOROMENHO-MARQUES, Professor universitário
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/09-23/0/5_2106091_D879DCFD4C9C887FC846A3E77E07FBB8.pdf

OE será simplificado

Documento que normalmente ultrapassa as 300 páginas será reduzido a 20, com linguagem mais simples.
Em 2014, o executivo vai inaugurar o Orçamento do Cidadão, um documento que irá resumir o Orçamento do Estado e "trocar por miúdos" temas difíceis de entender. O objectivo é fazer que todos os portugueses possam ler as opções tomadas pelo executivo e saber interpretá-las.
A preparação deste Orçamento simplificado estará a cargo do Institute of Public Policy Thomas Jefferson-Correia da Serra e do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Ao governo cabe a responsabilidade técnica que já está implícita na redacção do Orçamento do Estado.
"Pretende-se apresentar o orçamento sem a especificidade técnica e o detalhe da informação que a proposta de lei exige, para que todos possam interpretar de forma autónoma as escolhas do governo e o impacte que estas escolhas têm na economia e na sociedade", explicou Maria Luís Albuquerque, ontem na assinatura do protocolo que oficializa a iniciativa.
De acordo com Paulo Trigo Pereira, presidente do Instituto de Políticas Públicas, este Orçamento do Cidadão terá uma produção simples que não ultrapassa as 20 páginas - quando, em média, um Orçamento do Estado ultrapassa as 300 - e será "muito provavelmente" divulgado entre uma semana e 15 dias depois da apresentação da proposta do OE, em formato electrónico e disponível para consulta online.
"O nosso papel é contribuir para melhorar a qualidade da democracia.
O nosso grande desafio será o de trocar por miúdos uma coisa tão complexa como é o nosso Orçamento do Estado", concluiu.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/09-21/0/5_2105930_84BA2073750FC5B83173FED05F1D5A0B.pdf


Autárquicas 2013 V. N. Santo André - partilhar

22 setembro 2013

Má notícia para Portugal a vitória de Merkel

Angela Merkel conseguiu a reeleição para o terceiro mandato com o melhor resultado eleitoral desde 1990, embora a saída do parlamento dos seus parceiros de coligação do Parlamento promete algumas dores de cabeça nos próximos dias, para a formação de um governo com maioria absoluta.
Os resultados projectados até agora dão à União 42,4%, ao SPD 25,5%, à esquerda Die Linke 8,4%, aos Verdes 8,3%, e são os quatro únicos partidos a ultrapassarem o limite de 5% dos votos para darem entrada no Bundestag (Parlamento alemão).
No entanto, Merkel prefere não falar no assunto. "É muito cedo para dizer exactamente o que vamos fazer."
http://economico.sapo.pt/noticias/merkel-consegue-maior-vitoria-dos-ultimos-23-anos_177676.html


20 setembro 2013

SG PCP JS em VNSA 27-09-13

Quando um xexé Secretário-Geral, de um velho partido político da praça portuguesa, se apressa a vir encerrar a campanha à ‘remota’, ‘desconhecida’, ‘insignificante’ terrinha de V. N. Santo André, isso significa o quê?
1- Apreço pelos Santandrinos;
2- As coisas estão tremidas;
3- Apre! que já fomos… deixa cá ver se consigo reverter os votos;
4- Quem escolheu o ‘totó’ do nosso candidato cabeça de cartaz?
5- E eu a pensar que isto era favas contadas…

Desenganos

Todos os analistas internacionais sérios o afirmam – ou há uma qualquer mutualização da dívida, reduzindo o seu encargo para níveis decentes, ou há um perdão parcial, ou as duas coisas juntas. A alternativa é a saída do curo, com consequências dramáticas para Portugal e para a EU.
1. Desenganem-se os que pensam que a economia e as finanças são uma mesma coisa, no campo público como no privado. Os dois domínios estão associados, sem dúvida, mas nem sempre vivem em harmonia Quantas empresas economicamente viáveis sucumbiram à má tesouraria?
Quantos países foram esganados pelos ditames da finança? Os exemplos são mil. Portugal será mais um.
Por mais que empreendamos, que demonstremos crença e capacidade de sofrimento, o nosso destino está traçado pelos credores internacionais – agacharmo-nos até se nos verem os fundilhos. Ainda que a nossa economia saia do vermelho (o que é duvidoso, face às políticas governamentais e ao contexto europeu), o estado das nossas finanças não parará de se degradar, a menos que ocorra uma ruptura no actual sistema.
É vexatório e humilhante depender da tríade, sim, como disse Paulo Portas. Pior é capitular perante a ganância e a miopia dos seu principais instigadores – os irrepreensíveis protestantes do Norte da Europa, Alemanha à cabeça. Essa mesma Alemanha que tem nos dois estados do Sul (Baviera e Baden- Wiirtemberg), por acaso de maioria católica, os que mais contribuem para o equilíbrio das contas nacionais.
Essa mesma Alemanha que tira partido das dificuldades da Europa meridional, capturando depósitos e beneficiando em mais de 40 mil milhões de euros com a redução das suas taxas de juro na dívida soberana, algo que só a ausência de mecanismos monetários federais possibilita Mas está muito preocupada, dizem-nos, com o que pode vir agastar nos países sob resgate.
É aqui, na dívida pública, que se encontra o nosso principal nó, o nosso desfuturo. Com as actuais regras, para que o ratio dívida pública/PIB não se agravasse teríamos de exibir, nas contas públicas, um saldo primário nulo e um crescimento económico sustentado superior ao do custo médio da dívida (na ordem dos 3,9%, por enquanto).
É a impossível quadratura do círculo. A redução da despesa pública à custa de salários, subsídios e pensões pouco mais poderá esticar, e quanto mais estique mais a procura interna, o produto, o investimento e o emprego se contraem. Não será certamente a procura externa, de contornos incertos, a solução milagrosa para alcançarmos uma taxa de crescimento económico ímpar no espaço europeu, mesmo que o nosso tecido produtivo tivesse capacidade para tal.
Todos os analistas internacionais sérios o afirmam – ou há uma qualquer mutualização da dívida, decentes, ou há um perdão parcial, ou as duas coisas juntas. A alternativa é a saída do euro, com consequências dramáticas para Portugal e para a UE. Enquanto não chegar o dia do juízo final, recorreremos a um programa "cautelar", depois outro e mais outro. Com a dívida sempre a aumentar.
2. Há quem pense que as famosas quatro páginas da "reforma do Estado" já produzidas por Paulo Portas acabarão por dar corpo a um plano consistente de modernização e contracção da máquina pública. Desenganem-se. Dali resultará o mesmo que à "reforma" de Vítor Gaspar. Mais de dois anos volvidos sobre a sua ascensão ao poder, a actual maioria revela-se incapaz de produzir uma só ideia acerca da racionalização do aparelho de Estado. Nem sequer o programa de desburocratização encetado pelo governo anterior teve a inteligência de prosseguir.
Vítor Gaspar queixava-se de falta de tempo, que a matéria exigia estudo, e dizia que, ao cabo de dois ou três anos, aí sim, já estaria em condições de avançar com algo de visível. Não teve tempo, como se sabe.
Álvaro tinha boas intenções, anunciou uma reforma do sistema de licenciamento industrial, a implementar em poucos meses. Também ele não teve tempo. Agora, à falta de melhor, o governo lançou o mote dos decisores públicos "despachados". Se houver tempo, ainda assistiremos à "requalificação" dos funcionários à luz deste critério moderno e eficiente. As tantas, a reforma do Estado vai-nos entrar porta adentro e nós, cegos, nem nos apercebemos.
LUÍS NAZARÉ, Economista; Professor do ISEG
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/09-20/0/5_2105200_BD5329B64D64C987F9AC3EB20A54B25A.pdf


19 setembro 2013

19 ABRIL 2011 - Passos: PSD só admite «ajustamentos» nas reformas «para futuro»...

Oiçam como uma pessoa é capaz de dar uma cambalhota completa sobre o assunto das reformas.
Quando estava na oposição tinha uma opinião. Agora que é PM tem vontade de fazer o contrário...

O presidente do PSD excluiu fazer alterações ao valor das reformas já atribuídas pelo Estado, afirmando que o seu partido só admite «ajustamentos» nesta matéria «para futuro».

Este é um Primeiro-ministro que promete uma coisa e faz outra.
O presidente do PSD excluiu fazer alterações ao valor das reformas já atribuídas pelo Estado, afirmando que o seu partido só admite «ajustamentos» nesta matéria «para futuro».
DE CONTROLINVESTE|TSF.PT




McCain escreve e acusa Putin de ser tirano

O senador dos EUA John McCain escreveu uma coluna para um sítio russo na Internet, na qual acusa o Presidente Vladimir Putin de ser um tirano repressor da oposição e que não acredita no seu povo.
Este republicano, que foi candidato presidencial em 2008, acusou Putin e os seus associados de realizarem eleições fraudulentas, prender e assassinar opositores, fomentar a corrupção e “destruir” a reputação da Federação Russa à escala mundial.
“Não sou anti-russo”, escreveu McCain, no seu artigo para o sítio Pravda.ru. “Sou pró-russo, mais pró-russo do que o regime que vos desgoverna”, acentuou.
No contra-golpe, brutal e por vezes pessoal, escrito com mais de 800 palavras, McCain garantiu que não má vontade para com o povo russo, criticando o governo de Moscovo por ignorar os “direitos inalienáveis” da humanidade à vida, à liberdade e à procura da felicidade.
http://noticias.pt.msn.com/mccain-escreve-artigo-para-o-pravda-onde-acusa-putin-de-ser-tirano


18 setembro 2013

Fuga aos impostos/ não passar facturas – Economia paralela em Portugal representa 33 mil milhões de euros por ano

A economia paralela em Portugal representa 19,3 por cento do PIB, o que equivale a cerca de 33 mil milhões de euros por ano, segundo números hoje revelados, em Braga, pelo economista alemão Friedrich Schneider.
Segundo este especialista, em termos percentuais, Portugal situa-se "a meio da tabela" europeia no que respeita à economia paralela.
Friedrich Schneider disse que em 2003 a economia paralela em Portugal representava 23 por cento do PIB nacional, mas o seu peso foi diminuindo até chegar aos 18,7 por cento, em 2008.
Em 2009, ano em que "estalou" a crise, a percentagem "deu um salto" para 19,5 por cento, tendo-se entretanto mantido "mais ou menos estável" até hoje.
Professor catedrático da Universidade de Linz, na Áustria, Friedrich Schneider é um perito mundial sobre economia paralela.
http://noticias.pt.msn.com/economia-paralela-em-portugal-representa-33-mil-milh%C3%B5es-de-euros-por-ano
Quantos como eu dizem que se se conseguisse que os que fogem aos impostos, não o fizessem, a economia nacional era desafogada…

Three Oceans, No Cyclones



17 setembro 2013

Gamanço

Tendo por base as fórmulas  conhecidas, uma pensão de 1600 euros brutos que este ano foi reduzida para 1544 euros pela CES, arrisca cair para 1389  euros em 2014.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO271715.html
Depois ainda há que contar com os descontos 'normais' que qualquer pensionista tem...

16 setembro 2013

Até Cavaco Silva discorda…

Presidente da República classificou o diploma do Governo sobre a convergência das pensões entre o sector público e privado como "criação de um novo imposto extraordinário sobre o rendimento dos pensionistas da Caixa Geral de Aposentações"
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3423664


ROUBO: CES pode manter-se em 2014 – cortes de 3,5% a 40%

Depois de não ter conseguido avançar com uma taxa de sustentabilidade, a TSU dos pensionistas, o Executivo prepara-se para manter a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) por mais um ano. Fontes do Executivo contactadas pela TSF garantem que as indicações são para manter esta contribuição, ressalvando que o Orçamento do Estado para 2014 ainda não está fechado.  
Peso idêntico tem a Contribuição Extraordinária de Solidariedade que poderá ser mantida como alternativa. No actual modelo,  a CES implica um corte de 3,5% a todas as pensões entre 1350 e 1800 euros. Estes cortes são progressivos e, no caso de pensões mais elevadas podem representar menos 40% da pensão.  
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO271610.html
Lembram-se? Era só em 2012. Depois passou para 2013. Agora já se anuncia que também será para 2014…
Quem acredita nestes ’tipos’? Era uma taxa (imposto) temporária, que extraordinariamente se aplicaria apenas naquele ano (2012) …


PARTIDO ALEMÃO PASSA VÍDEO PORNOGRÁFICO DURANTE TEMPO DE ANTENA

15 setembro 2013

Judo - morreu Kiyoshi Kobayashi

O mestre japonês Kiyoshi Kobayashi, considerado o "pai do judo português", morreu aos 85 anos.
Nascido a 9 de Abril de 1925, Kobayashi regressou nos últimos anos ao Japão, depois de mais de 50 anos em Portugal, país a que chegou em 1958 e no qual se tornou o grande impulsionador do judo ou o "caminho suave" como gostava de dizer. "É o respeito pelos outros, um bom caminho para a vida", referiu então em entrevista à agência Lusa, em Outubro de 2008. Nascido em Gumm-Ken, Kobayashi tinha uma das mais altas graduações de judo, o nono dan – em dez possíveis no cinto negro –, que lhe foi atribuído pela Federação Internacional em 1999.
http://www.record.xl.pt/Modalidades/Judo/interior.aspx?content_id=843676
Este simples cinto amarelo sempre teve respeito a admiração pelo senhor e mestre Kobayashi. Coisas que se aprendem desde pequeno no judo...

Arábia Saudita tem, pela primeira vez, um filme candidato aos Óscares - Wadjda - Official Trailer (HD) Saudi Arabia


A realizadora teve que filmar de dentro de uma camioneta dirigindo os actores com um walkie-talkie.
A Arábia Saudita, país onde as salas de cinema estão proibidas, vai concorrer pela primeira vez, em Março de 2014, ao Óscar do Melhor Filme Estrangeiro com Wadjda, da realizadora Haifaa Al-Mansour, revelou um responsável saudita.
A Arábia Saudita é o único país no mundo onde as mulheres são obrigadas a usar sempre véu, não podem conduzir e devem ser acompanhadas por um homem da família quando se querem deslocar. Mas, na Primavera passada, a polícia religiosa determinou que as mulheres podem andar de bicicleta em locais de lazer como os parques públicos “na condição de manterem a abaya (a longa túnica negra tradicional)” e de serem acompanhadas por um membro masculino da família.
http://www.publico.pt/cultura/noticia/arabia-saudita-tem-pela-primeira-vez-um-filme-candidato-aos-oscares-1605904

Jerónimo ‘Xexé’ de Sousa

O secretário-geral do PCP reafirmou hoje a responsabilidade do PS na política seguida pelo actual Governo PSD/CDS-PP, por ter assinado o acordo externo de auxílio financeiro.
"Como entender esta posição política do PS que tem lá a assinatura, em como está de acordo, e depois vem para Serpa ou para outros lados dizer que esta política da ‘troika', do Governo, não serve“
http://noticias.pt.msn.com/jer%C3%B3nimo-de-sousa-responsabiliza-ps-e-chama-aten%C3%A7%C3%A3o-para-desemprego
Quer dizer, o facto de alguém ter assinado um documento vincula a família dessa pessoa para toda a vida a esse compromisso?
Resposta para o senso comum das pessoas: Não!
Resposta para o secretário-geral do PCP: Sim!
Ora bolas…


14 setembro 2013

Pensões dos funcionários públicos II

Militares mantêm bonificação nas pensões.
A proposta do Governo sobre o corte de 10% nas pensões da Função Pública chegou hoje ao Parlamento e será agora sujeita a discussão.
O diploma – que foi discutido com os sindicatos e que ontem foi aprovado em Conselho de Ministros – prevê, entre outras normas, o fim do acréscimo de tempo de serviço para efeitos de aposentação. Mas a versão que hoje entrou na Assembleia da República excepciona os militares desta norma.
http://economico.sapo.pt/noticias/militares-mantem-bonificacao-nas-pensoes_177157.html
Lembram-se de alertar para as excepções? Pois aí estão elas: os juízes, os diplomatas, os deficientes das forças armadas, e agora os militares.
Em breve saberemos quais os outros que irão obter também regime de excepção ao corte de 10%. É só darmos tempo ao tempo.
Viva a equidade … balofa!

Só 8% dos empresários alemães considera Portugal atractivo

Apenas 8% das empresas alemãs considera que Portugal é atractivo para investir, devido à localização, dimensão e custo de transporte para a Alemanha, conclui-se num estudo da Roland Berger para a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.
De acordo com o estudo, que se baseia num inquérito feito a cerca de 150 empresas alemãs, "os principais factores para a baixa atractividade são a localização, a dimensão do mercado e o custo de transporte para a Alemanha", mas os que já cá estão querem manter ou aumentar o nível de investimento.
O principal problema enfrentado por Portugal é o fraco conhecimento que as empresas alemãs têm das condições de mercado em Portugal, o que é particularmente negativo porque "as empresas que se estabeleceram em Portugal têm uma opinião positiva e até pretendem aumentar o envolvimento com o país".
A nova abordagem na captação de IDE alemão deverá basear-se, argumenta o estudo, em estratégias pessoais direccionadas a potenciais investidores, suportadas em exemplos de negócio específicos, desenvolvidas em parceria com especialistas e com um forte envolvimento do sector privado.
http://noticias.pt.msn.com/s%C3%B3-8percent-dos-empres%C3%A1rios-alem%C3%A3es-considera-portugal-atrativo-estudo
Penso e digo-o há imenso tempo que as nossas embaixadas deviam ser muito mais pró-activas em termos de divulgação comercial das potencialidades do país.
Termos representações diplomáticas só para tratarem de vistos e coisas que tal, é pouco, muito pouco, ainda para mais numa altura como esta em que o país está com a corda na garganta.
Têm de divulgar o país, ‘vender’ os nossos produtos, ‘vender’ as nossas empresas, arranjar contratos para as empresas nacionais, pesquisar oportunidades para os cidadãos nacionais e empresas, fazer-nos representar em todas as feiras temáticas importantes, etc.


13 setembro 2013

Rival de Merkel

O candidato a chanceler do SPD, Peer Steinbrück, e principal opositor de Angela Merkel nas eleições que se aproximam, apareceu na capa da revista semanal Süddeutsche Zeitung Magazin a fazer um sinal obsceno...
Talvez os alemães acordem a tempo de evitar uma vitória anunciada por Angela Merkel já no próximo dia 22 de Setembro.
O candidato mostra o dedo, mas também mostra carisma e que não tem medo de afrontar os convencionalismos teutónicos. Temos candidato a Chanceler...



Pensões dos funcionários públicos

As medidas afectam todos os funcionários públicos?

Não, todos os que têm pensões actualizadas por indexação à remuneração dos trabalhadores no activo, como é o caso dos juízes e dos diplomatas, ficam a salvo, Acontecerá o mesmo com as pensões que respeitam as regras de cálculo da Segurança Social e com as pensões por invalidez dos deficientes das Forças Armadas.
http://www.publico.pt/economia/noticia/o-que-muda-nas-pensoes-dos-funcionarios-publicos-1605747
Mais uma vez, pela enésima vez, a equidade é ‘atropelada’ pelas excepções. Lembram-se das excepções anteriores? Do que se veio a descobrir sobre o número de classes profissionais que afinal se excepcionavam aos cortes de então? Pois temo que agora não seja diferente. E isto já se sabe: quando não nos toca a nós, piripiri no cú dos outros é refresco…

Benfica 1959 – 1968 eleita a oitava melhor equipa de sempre

A prestigiada revista inglesa FourFourTwo acredita que o Benfica entre 1959-1968 é a oitava melhor equipa de sempre.
Top 20 da FourFourTwo:

1º - Ajax (1965 – 1973)
2º - Milan (1987 – 1991)
3º -  Real Madrid (1955 – 1960)
4º - Barcelona (2008 – 2011)
5º - Liverpool (1975 – 1984)
6º - Internazionale (1962 – 1967)
7º - Santos (1955 – 1968)
8º - BENFICA (1959 – 1968)
9º - Bayern Munique (1967 – 1976)
10º - Torino (1945 – 1949)
11º - Celtic (1965 – 1974)
12º - Manchester United (1995 – 2001)
13º - Independiente (1971 – 1975)
14º - Juventus (1980 – 1986)
15º - Dynamo Kiev (1985 – 1987)
16º - Boca Juniors (1998 – 2003)
17º - Preston North End (1888 – 1889)
18º - Borussia Monchengladbach (1970 – 1979)
19º - Budapest Honved (1950 – 1955)
20º - Nottingham Forest (1977 – 1980)
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=655717

PS Seguro contra a convergência de pensões

O secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro, mostrou-se hoje contra a proposta de lei do Governo que estabelece a convergência de pensões entre o sector público e privado, sublinhando que o PS vai opor-se ao documento.
"Não lhes doeu a consciência aos membros do Governo, há dois anos disseram precisamente o contrário do que fizeram agora e estes cortes de pensões terão a oposição do PS, é muito simples", disse.
"Retroactividade, havendo cortes de pensões retroactivamente não contarão com os votos do PS, contarão com a oposição do PS, nós votaremos contra, e se esse diploma passar nós enviá-lo-emos para o Tribunal Constitucional", declarou.
António José Seguro assegurou ainda que, caso o diploma continuar em vigor quando o PS for Governo, "revogará essa retroactividade nas pensões".
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=655726


PSD Jardim diz ser de "constitucionalidade duvidosa" convergência de pensões

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, disse hoje que os cortes nas pensões de reforma decididos hoje pelo Conselho de Ministros são de "constitucionalidade duvidosa".
"Hoje é um dia muito complicado, porque, há pouco, o Conselho de Ministros decidiu fazer mais cortes nas pensões de reforma e na minha opinião estamos perante uma inconstitucionalidade", declarou o governante madeirense, na sessão de abertura da 3ª Bienal de Cardiologia da Madeira.
Para Alberto João Jardim, "há direitos adquiridos pelas pessoas através dos descontos, há expectativas jurídicas que são protegidas pela Constituição", pelo que, no seu entender, "há aqui circunstâncias que parecem de constitucionalidade duvidosa".
Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros uma proposta de Lei que estabelece a convergência de pensões entre o sector público e o sector privado, que reduz em 10% as pensões de valor superior a 600 euros.
http://noticias.pt.msn.com/jardim-diz-ser-de-constitucionalidade-duvidosa-converg%C3%AAncia-de-pens%C3%B5es


12 setembro 2013

Trip de Família - AlgarSines

David Burke (Jason Sudeikis) é um pequeno traficante de droga que fica sem dinheiro e com uma enorme dívida para pagar ao seu fornecedor Brad (Ed Helms). De forma a dar a volta à situação, David tem agora de tornar-se num grande traficante e trazer uma mercadoria do México para Brad. Com a ajuda da stripper Rose (Jennifer Aniston), o potencial cliente Kenny (Will Poulter) e a adolescente com tatuagens e piercings Casey (Emma Roberts), David elabora um plano infalível: uma esposa, dois filhos falsos e uma enorme auto caravana.
Comédia. Leve. Bem disposta.

11 setembro 2013

Engenheiros querem análise à formação

A Ordem dos Engenheiros (OE) alertou ontem para a necessidade de uma reestruturação urgente do ensino superior de Engenharia. A OE diz ter em marcha a criação de um projecto para análise e debate da problemática da formação académica e inserção dos engenheiros na vida profissional, lançado até ao final do ano.
CARLOS MATIAS RAMOS, BASTONÁRIO OE
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/09-11/0/5_2100936_E21885A200987DEDAB4B1D6B322F193E.pdf
É fácil de explicar: em tempo de ‘vacas gordas’ papa-se tudo – o que é, o que não é, e o que deixa de ser. Em tempo de ‘vacas magras’ só se tolera o que é. O resto não presta.
Havia os engenheiros – licenciados, e os agentes técnicos de engenharia – bacharéis.
Estes sentindo-se discriminados salarialmente e nominalmente/ estatuto, conseguiram criar o seu próprio sindicato: o dos engenheiros técnicos.
Por um processo de decantação aconteceu o seguinte, ora vejam: 1º - eram na realidade os agentes técnicos de engenharia; 2º - passaram a ser os engenheiros técnicos; 3º - aboliram a palavra técnicos e ficaram só com a de engenheiros!
Engenhoso, heim! Percebem agora porque é que a Ordem dos Engenheiros quer rever a qualidade/ certificação dos cursos de engenharia? Há por aí muito gato a passar por lebre…

10 setembro 2013

Os bispos católicos fazem forte apelo ao voto nas autárquicas

Os bispos católicos que integram o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelaram hoje ao voto nas eleições autárquicas agendadas para 29 de Setembro, e avisaram que “a abstenção é um beco sem saída”.
“A abstenção acaba sempre no beco sem saída da desistência de contribuir para melhorar a vida da comunidade”, pode ler-se no comunicado distribuído esta terça-feira em Fátima, onde reuniram.
“Mais do que fazer prevalecer uma determinada cor política e partidária, está em jogo a capacidade dos candidatos servirem com honestidade e competência”.
http://www.publico.pt/politica/noticia/bispos-avisam-portugueses-que-abstencao-e-beco-sem-saida-1605407
Subentende-se: estamos fartos dos que estão a nível nacional, e muitas vezes dos que estão a nível local. Portanto, ó povo sábio votem e mudem!

CURSOS SEM ALUNOS

UNIVERSIDADES:

AÇORES – Angra do Heroísmo
Engenharia e Gestão do Ambiente
Ponta Delgada
Filosofia e Cultura Portuguesa*
LISBOA – Faculdade de Ciências
Engenharia Geográfica
MINHO
Engenharia Têxtil*
TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO
Escola de Ciências e Tecnologia
Engenharia Civil e Matemática
Tecnol. de Informação e Comunicação
Esc. de Ciências da Vida e do Ambiente
Química Medicinal
AVEIRO – Inst. Sup. de Contabilidade
e Administração: Finanças*
ALGARVE
Esc. Sup. de Educação e Comunicação
Educação Social*

INSTITUTOS POLITÉCNICOS:

BEJA – Escola Superior Agrária
Engenharia do Ambiente
BRAGANÇA
Escola Superior Agrária
Paisagismo, Engenharia Agronómica,
Engenharia do Ambiente,
Engenharia Zootécnica
Escola Superior de Educação
Educação Ambiental e Educação Social*
Esc. Superior de Tecnologia e de Gestão
Engenharia Civil
Eng. Electrotécnica e de Computadores
Engenharia Química e Biológica
Informática de Gestão, Gestão*
Escola Superior de Comunicação,
Administração e Turismo de Mirandela
Informática e Comunicações
Tecnologias da Comunicação
CASTELO BRANCO
Escola Superior Agrária
Engenharia de Protecção Civil
Escola Superior de Tecnologia
Engenharia das Energias Renováveis
Engenharia Civil
Tecnologias da Informação e Multimédia
COIMBRA
Instituto Superior de Engenharia
Engenharia Civil
Engenharia Electrotécnica*
Engenharia Informática*
GUARDA
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Engenharia Civil
Engenharia Topográfica
LEIRIA
Esc. Sup. de Educação e Ciências Sociais
Relações Humanas e Comunicação Organizacional**
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Marketing**
Engenharia Civil
Engenharia e Gestão Industrial
Protecção Civil, Engenharia Civil*
Engenharia Electrotécnica*
Engenharia Mecânica*
PORTALEGRE
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Engenharia Informática
Eng. das Energ. Renováveis e Ambiente
Gestão*
PORTO
Esc. Sup. de Tecn. e Gestão de Felgueiras
Engenharia de Segurança do Trabalho
SANTARÉM
Escola Superior Agrária
Agronomia*, Engenharia do Ambiente
Educação e Comunicação Multimedia*
Escola Superior de Educação
Educação Social*
Esc. Sup. de Gestão e Tecnologia
Marketing e Publicidade*
SETÚBAL – Esc. Superior de Tecnologia
Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação
Tecnologia e Gestão industrial***
Esc. Superior de Tecnologia do Barreiro
Engenharia Civil, Engenharia Civil***
Gestão da Construção***
VIANA DO CASTELO
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Engenharia Civil e do Ambiente
VISEU – Esc. Sup. de Tecnologia e Gestão
Engenharia Civil
Escola Superior Agrária de Viseu
Engenharia de Biossistemas
Engenharia Agronómica
Engenharia Florestal
Escola Superior de Gestão de Tomar
Auditoria e Fiscalidade
Escola Superior de Tecnologia de Tomar
Engenharia Civil
Engenharia Química e Bioquímica
Esc. Superior de Tecnologia de Abrantes
Engenharia Mecânica
Esc. Sup. Náutica Infante D. Henrique
Engenharia de Máquinas Marítimas***
Engenharia de Sistemas Electrónicos Marítimos
'regime pós-laboral
"regime de ensino à distância
'"regime nocturno

Foto de jogo da época 1973/74 pelo Ferroviário LM



Governo deu a conhecer aos sindicatos o novo plano para a poupança nas reformas

Tal como já constava da primeira versão do diploma que prevê a convergências das pensões, os militares da GNR e das forças armadas, guardas prisionais, polícias, pessoal de investigação criminal da PJ e os elementos de investigação e fiscalização do SEF não são visados nestas mudanças.
O Governo subiu de 300 para 419 euros o patamar mínimo a partir do qual o corte médio de 10% é aplicado aos actuais pensionistas, mas manteve inalterado o valor para o corte dos reformados “titulares”. Ou seja, neste caso, a proposta prevê que as reformas acima de 600 euros mensais sejam afectadas pela convergência.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO264001.html
Depois das isenções escandalosas, anteriormente conhecidas, de Juízes, Políticos, Pilotos de aviação, Controladores de tráfego aéreo, funcionários da CGD, e provavelmente de outras classes que estão caladas … fico com a impressão que sobro eu para pagar o ‘monstro da dívida’!

Miley Cyrus - Wrecking Ball

08 setembro 2013

Os 59 países melhor preparados para um futuro incerto

http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO260616.html?page=0

1. Sweden
2. Australia
3. Switzerland
4. Denmark
5. Norway
6. United Kingdom
7. Canada
8. Finland
9. United States
10. Netherlands
11. Austria
12. New Zealand
13. Ireland
14. Singapore
15. Germany
16. Hong Kong
17. Japan
18. Chile
19. France
20. Belgium
21. Poland
22. Italy
23. Qatar
24. Czech Republic
25. United Arab Emirates
26. Croatia
27. Malaysia
28. Israel
29. Saudi Arabia
30. Mexico
31. Spain
32. Portugal
33. Hungary
34. South Korea
35. Romania
36. South Africa
37. Kuwait
38. Peru
39. Greece
40. Taiwan
41. Turkey
42. Argentina
43. Colombia
44. Philippines
45. Brazil
46. Ukraine
47. India
48. China
49. Kazakhstan
50. El Salvador
51. Thailand
52. Jamaica
53. Dominican Republic
54. Morocco
55. Russia
56. Indonesia
57. Venezuela
58. Egypt
59. Nigeria

Vídeos de vítimas de armas químicas na Síria - arrepiante

CNN divulgou vídeos de alegadas vítimas de armas químicas na Síria | Mundo | Diário Digital

07 setembro 2013

“Esperteza saloia” foi mentir aos portugueses para ganhar eleições

O secretário-geral do Partido Socialista (PS) respondeu hoje às acusações do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, dizendo que “esperteza saloia” foi o que o líder do Governo teve ao “enganar os portugueses para ganhar as eleições”.
“Quando o PS apresenta propostas para melhorar a vida das pessoas, para dar melhores condições aos empresários, o primeiro-ministro chama a isto tudo esperteza saloia”, lamentou António José Seguro durante um discurso em Matosinhos.
“Pois eu quero dizer ao primeiro-ministro uma coisa muito simples: esperteza saloia foi o que ele fez quando, há dois anos, mentiu aos portugueses, enganou os portugueses para ganhar as eleições. Isso é que não é justo”, declarou o secretário-geral do PS.
O PS quer “ajudar os empresários da restauração baixando o IVA, ajudar as empresas reduzindo o IRC para 12,5% para os primeiros 12.500 euros de lucros, baixar o IMI das casas para ajudar as famílias”.
Horas antes, em Gondomar, Seguro havia acusado Pedro Passos Coelho de se “queixar dos portugueses”, dizendo que “é altura de dizer ao primeiro-ministro que os portugueses têm todo o direito a queixar-se”.
http://noticias.pt.msn.com/seguro-diz-que-%E2%80%9Cesperteza-saloia%E2%80%9D-foi-mentir-aos-portugueses-para-ganhar-elei%C3%A7%C3%B5es


Cinema – CMSC ‘agradece’ a VNSA estar no Top5

Santiago do Cacém está no “Top 5” nacional no número médio de espectadores por sessão de cinema, ocupando a 4.ª posição numa lista liderada pelo Município de Campo Maior, que apresenta uma média de 115,5 espectadores por sessão. Esta é a conclusão de uma investigação levada a cabo pelo Jornal Expresso, na sua edição de 17 de Agosto, que destaca as salas de cinema alentejanas como aquelas que registam mais sessões com lotação esgotada. O quinteto que se evidencia neste domínio em Portugal é completado por Mirandela, Santa Maria da Feira (2.º e 3.º respectivamente) e Alandroal (5.º).
O Município de Santiago do Cacém congratula-se com o resultado desta reportagem levada a cabo pelo Jornal Expresso e agradece a preferência a todos os espectadores que frequentam o Auditório Municipal António Chainho.
http://local.pt/santiago-do-cacem-e-o-4-o-concelho-do-pais-com-maior-numero-medio-de-espectadores-por-sessao-de-cinema/
Como sabem dois terços dos espectadores cinéfilos do Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, são pessoas que se deslocam da cidade de Vila Nova de Santo André.
Ficou bem à CMSC agradecer a distinção proporcionada pelos santandrinos, embora sem os invocar explicitamente.

05 setembro 2013

Esta é a entrevista de emprego mais assustadora de sempre


http://www.tvi24.iol.pt/acredite-se-quiser/lg-entrevista-de-emprego-assustador-chile-acredite-tvi24/1486758-4088.html

Não passamos da cepa torta…

Moçambique encomenda à França 30 barcos por 200 milhões de euros.
Moçambique encomendou a construção de 30 barcos, num valor de 200 milhões de euros, às Construções mecânicas da Normandia (CMN), em Cherbourg (noroeste de França), anunciou hoje o empresário libanês Iskandar Safa, proprietário dos estaleiros navais.
A encomenda prevê a construção de 24 traineiras, três barcos-patrulha de 32 metros e outros três de 42 metros, precisou Iskandar Safa.
“É o triunfo do ‘made in Cherbourg’, e portanto do ‘made in França’.
http://noticias.pt.msn.com/mo%C3%A7ambique-encomenda-%C3%A0-fran%C3%A7a-30-barcos-por-200-milh%C3%B5es-de-euros-1
Os países da Commonwealth compram na Inglaterra. Os países latinos em Espanha. As ex-colónias franco-belgas na França. Etc. Os países da CPLP compram em toda a parte, menos em Portugal.
Os preconceitos, a estupidez, a não-diplomacia económica fazem de Portugal um coitadinho…
Os nossos estaleiros navais não são aproveitados, rentabilizados. Só servem para jogadas políticas obscuras…
Perdemos dinheiro, know-how, aumentamos o desemprego. Um país de tantas milhas marítimas, marinheiros e tradições ligadas ao mar, qualquer dia até um simples bote temos de mandar fazer/ comprar no estrangeiro… Ora bolas!


Agência de notação chinesa baixa rating de Portugal de BB+ para BB

A Dagong prevê que a recessão abrande e atinja em 2013 -2,5% e em 2014 -1,8%.
A agência chinesa de rating Dagong Global Credit baixou a notação da dívida nacional de BB+ para BB, com perspectiva negativa, foi anunciado nesta quinta-feira.
A austeridade orçamental e a retracção da procura externa significam que a economia portuguesa vai continuar em recessão e que o 'fardo' da dívida pública vai crescer rapidamente devido à dificuldade em reduzir o défice orçamental, justifica a Dagong, citada pela Xinhua.
http://www.publico.pt/economia/noticia/agencia-de-notacao-chinesa-baixa-rating-de-portugal-de-bb-para-bb-1604959


04 setembro 2013

Arquivos da PIDE ajudaram KGB a detectar «toupeira» da CIA

"Os arquivos (da PIDE) continuam em Moscovo, apesar de a Rússia dizer que não tem nada, o que é fácil de compreender porque a Rússia naquela altura fez um ato ilegal. Porque foi um roubo. Eu no meu livro apresento elementos que mostram que, efectivamente, os arquivos foram para Moscovo e que foram utilizados pelos serviços secretos soviéticos. A parte que falta dos arquivos da PIDE – aquela que foi levada para Moscovo – diz principalmente respeito aos contactos internacionais da polícia política portuguesa", disse José Milhazes.
"Cunhal, Brejnev e o 25 de Abril – Como a União Soviética não quis a revolução socialista em Portugal" de José Milhazes (Editora D. Quixote, 205 páginas) é apresentado na Póvoa de Varzim no dia 13 e no dia 24 em Lisboa.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=654350


Pure snow



03 setembro 2013

Passos Coelho tem "uma intenção de desgastar aquilo que são os nossos preceitos constitucionais"

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) considerou hoje que a proposta de lei apresentada pelo Governo para convergência das pensões deve ser retirada pois visa apenas "cortes de pensões", correndo o risco de ser chumbada pelo Tribunal Constitucional.
http://noticias.pt.msn.com/ste-quer-que-governo-retire-proposta-para-converg%C3%AAncia-de-pens%C3%B5es

Acerto na fórmula das pensões vale 672 milhões de euros

Entre as que deverão chegar ao TC, é a medida mais valiosa.
Com a convergência das pensões entre Caixa Geral de Aposentações e Segurança Social, o Governo espera poupar 672 milhões de euros. No entanto, o risco, alerta Jorge Miranda, é que as pensões acordadas sejam vistas como um direito adquirido e que uma nova alteração viole o princípio da confiança.
No caso do diploma da convergência das pensões da CGA para a Segurança Social, a medida tem sofrido fortes críticas e a estratégia do Governo pode levar de novo Cavaco Silva a enviar a medida para o TC para tirar as dúvidas desde logo.
No entanto, aqui a questão é bem mais complexa. "O que o Governo está a apresentar é uma forma de equiparação. Está provado que na CGA as reformas são 8 a 10% superiores às restantes. No entanto, o princípio da confiança pode estar novamente em causa", diz Tiago Serrão, constitucionalista da sociedade de advogados PLMJ. Guilherme da Fonseca reconhece que o "tema é perigoso". "Tem efeitos retroactivos e basta alegar que as pensões afixadas são direitos adquiridos", diz o antigo residente do Palácio Ratton.
Por sua vez, Jorge Miranda confessa estar "inclinado para a inconstitucionalidade". "Os pensionistas já foram muito penalizados e ainda este ano tiveram uma taxa extraordinária. É de uma grande violência", diz. O desempate será, inevitavelmente, desfeito pelo TC.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/09-03/0/5_2097115_D7CBEB1BC883564B3A24FBFBCBCFEEE3.pdf


Elas só querem os pais

“Ouvimos milhares de crianças em todo o mundo e descobrimos que o que elas consideram mais importante é feito pelos pais sem pensar: estarem juntos!”



02 setembro 2013

Selvagens: Espanha ataca de novo. Quer ‘papar-nos’!

Espanha diz que Selvagens não são “ilhas”, mas “rochas”. Parece ridículo, mas jogo de palavras põe em jogo grande zona económica marítima.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, garante que o Ministério está a preparar um documento formal para “reiterar, por escrito, a posição de Portugal [relativamente às ilhas Selvagens] junto da ONU, tal como fez em 2009”, que será enviado brevemente às Nações Unidas. Esta posição é tomada em reacção à notícia avançada pelo Diário de Notícias, sobre a recusa de Espanha em aceitar a atribuição às ilhas Selvagens de uma Zona Económica Exclusiva (ZEE).
Segundo consta num documento da Missão Permanente de Espanha junto das Nações Unidas, Espanha alega que as Selvagens não podem usufruir do estatuto de “ilhas”, mas sim de “rochas”, devendo ter direito apenas a mar territorial. Isto implica uma redução drástica da ZEE portuguesa e um aumento substancial da ZEE espanhola.
Em 2009, Portugal e Espanha entregaram dossiês de alargamento das plataformas continentais das Selvagens e das Canárias, mas Madrid reagiu à candidatura portuguesa, considerando que a área portuguesa poderia prejudicar os direitos de Espanha em relação ao aumento da plataforma continental a oeste das Canárias. Num documento entregue na ONU, Espanha referia que “a área de 350 milhas náuticas a oeste das Canárias”choca com o alargamento das 200 milhas portuguesas.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO254026.html


01 setembro 2013

Nova moeda: o que se ganha em Setúbal fica em Setúbal

Não existe em Portugal. Mas há mais de 2500 casos em todo o mundo. Só em França, a moeda social já foi implementada em 15 cidades, encontrando-se a movimentar o comércio local.
Qual é a ideia? O objectivo é a reanimação económica da Baixa de Setúbal e do comércio tradicional, através da criação e utilização de uma moeda local, de modo que o dinheiro fique sempre na cidade em vez de ser desviado para o sistema monetário internacional - com todos os inconvenientes deste, explicou o impulsionador do projecto.
Por enquanto, ainda tudo ou quase tudo está em aberto: modelo, alcance, quantidade de moeda a emitir e até mesmo o nome – que João Ribeiro gostaria que fosse sados (reflectindo o nome rio que ali passa), mas “são os cidadãos que vão decidir”. “Estamos a lançar um debate, haverá uma ampla discussão pública e todo o processo culminará num referendo, porque é a sociedade que decidirá se se deverá ou não implantar o projecto”, explicou enfatizando que “nada será imposto”.
A concretizarem-se, os sados valeriam o mesmo que os euros, mas só poderiam ser utilizados localmente, no comércio tradicional ou para o pagamento de serviços, ou ainda numa determinada zona, garantindo que a moeda não voaria para outras paragens, perdendo-se-lhe o rasto.
Como vantagens, o seu impulsionador aponta “um redireccionamento da procura, reintrodução de liquidez na economia local e financiamento indirecto de projectos sociais”. Quanto a inconvenientes, João Ribeiro tem dificuldade em encontrá-los, a não ser a possibilidade de, “se não for na exacta medida, poder condicionar a liberdade de escolha dos cidadãos” – o que, em absoluto, não quer.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO253011.html