Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

02 setembro 2013

Selvagens: Espanha ataca de novo. Quer ‘papar-nos’!

Espanha diz que Selvagens não são “ilhas”, mas “rochas”. Parece ridículo, mas jogo de palavras põe em jogo grande zona económica marítima.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, garante que o Ministério está a preparar um documento formal para “reiterar, por escrito, a posição de Portugal [relativamente às ilhas Selvagens] junto da ONU, tal como fez em 2009”, que será enviado brevemente às Nações Unidas. Esta posição é tomada em reacção à notícia avançada pelo Diário de Notícias, sobre a recusa de Espanha em aceitar a atribuição às ilhas Selvagens de uma Zona Económica Exclusiva (ZEE).
Segundo consta num documento da Missão Permanente de Espanha junto das Nações Unidas, Espanha alega que as Selvagens não podem usufruir do estatuto de “ilhas”, mas sim de “rochas”, devendo ter direito apenas a mar territorial. Isto implica uma redução drástica da ZEE portuguesa e um aumento substancial da ZEE espanhola.
Em 2009, Portugal e Espanha entregaram dossiês de alargamento das plataformas continentais das Selvagens e das Canárias, mas Madrid reagiu à candidatura portuguesa, considerando que a área portuguesa poderia prejudicar os direitos de Espanha em relação ao aumento da plataforma continental a oeste das Canárias. Num documento entregue na ONU, Espanha referia que “a área de 350 milhas náuticas a oeste das Canárias”choca com o alargamento das 200 milhas portuguesas.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO254026.html