Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

30 setembro 2013

Tanto PS para tão pouco PSD

“O melhor PS e o pior PSD”. “PSD afunda-se”. “Passos sofre pesada derrota”. Três títulos, três manchetes.
As eleições foram para eleger o poder local, mas a leitura dos resultados que prevalece é nacional. A derrota do partido social-democrata (PSD) e a vitória do partido socialista (PS) dominam as manchetes da imprensa nacional.
O “Correio da Manhã” diz que “Passos sofre pesada derrota”; o “Diário de Notícias” noticia “O melhor PS e o pior PSD” e no “i” lê-se “PSD afunda-se”. No "Público" o grafismo colorido mostra as diferenças de votação entre os partidos e fala-se em “Vendaval”.
O PSD, para já com 86 câmaras conquistadas, poderá vir a obter o seu pior resultado de sempre, em termos globais de presidências de câmara obtidas sozinho e coligado, ficando abaixo das 114 de 1989.
A mesma leitura está a ser feita fora de Portugal, com a imprensa internacional a destacar a rejeição dos eleitores portugueses face às políticas de austeridade do governo de coligação PSD / CDS/PP traduzida nestes resultados das autárquicas.
O próprio primeiro-ministro, Passos Coelho, acabou por assumir no domingo à noite a derrota. “Disse que estas eram eleições autárquicas, não eram eleições nacionais, mas evidentemente há sempre leituras nacionais a fazer de eleições autárquicas. O PSD registou, enquanto tal, uma derrota eleitoral nacional”, assumiu o primeiro-ministro, reiterando que o “resultado foi claramente negativo para o PSD”.