Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

11 setembro 2013

Engenheiros querem análise à formação

A Ordem dos Engenheiros (OE) alertou ontem para a necessidade de uma reestruturação urgente do ensino superior de Engenharia. A OE diz ter em marcha a criação de um projecto para análise e debate da problemática da formação académica e inserção dos engenheiros na vida profissional, lançado até ao final do ano.
CARLOS MATIAS RAMOS, BASTONÁRIO OE
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/09-11/0/5_2100936_E21885A200987DEDAB4B1D6B322F193E.pdf
É fácil de explicar: em tempo de ‘vacas gordas’ papa-se tudo – o que é, o que não é, e o que deixa de ser. Em tempo de ‘vacas magras’ só se tolera o que é. O resto não presta.
Havia os engenheiros – licenciados, e os agentes técnicos de engenharia – bacharéis.
Estes sentindo-se discriminados salarialmente e nominalmente/ estatuto, conseguiram criar o seu próprio sindicato: o dos engenheiros técnicos.
Por um processo de decantação aconteceu o seguinte, ora vejam: 1º - eram na realidade os agentes técnicos de engenharia; 2º - passaram a ser os engenheiros técnicos; 3º - aboliram a palavra técnicos e ficaram só com a de engenheiros!
Engenhoso, heim! Percebem agora porque é que a Ordem dos Engenheiros quer rever a qualidade/ certificação dos cursos de engenharia? Há por aí muito gato a passar por lebre…