Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

30 setembro 2013

O recorde da abstenção registou-se no distrito de Setúbal com 58,3%

A abstenção voltou a quebrar um novo recorde nestas autárquicas 2013. Em três dos 20 distritos do país foram já menos de metade os que saíram para votar. Brancos e nulos bateram também novo máximo, tendo sido essa a opção de voto de 337 mil eleitores, praticamente o mesmo universo que elegeu 13 candidatos independentes como presidentes de câmara.
A taxa de abstenção nas eleições autárquicas deste domingo voltou a quebrar um novo recorde, ao atingir 47,4%, segundo dados oficiais ainda provisórios da Direcção-Geral da Administração Interna. Esta média nacional compara com 41% de abstencionistas nas autárquicas de 2009, e 39% nas de 2005.
Em três distritos do país  – entre os quais o maior, Lisboa – a percentagem de abstencionistas ultrapassou mesmo os 50%. Em Lisboa a abstenção chegou a 55,5%; em Faro foi de 52,9%, tendo o recorde sido registado no distrito de Setúbal, onde 58,3% dos eleitores inscritos não votaram.
Setúbal o distrito onde o PCP reclama vitória (!?). Será que os ‘altos’ quadros do partido sabem ler o significado verdadeiro de tamanha abstenção nos concelhos?
As pessoas andam contentes com a governação doméstica, é claro…