Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

28 setembro 2013

Fixem este nome: João Sousa – chegou ao top para ficar

O melhor tenista português continua a progredir no circuito mundial e a confirmar que a decisão de, há dez anos, trocar Portugal por Espanha foi a mais acertada.
João Sousa, número 77 mundial, tornou-se o primeiro tenista português a atingir a final de um torneio ATP em piso rápido ao bater, na Malásia, o austríaco Jürgen Melzer (26º mundial) com os parciais de 6-4, 3-6 e 6-4. Sousa já garantiu 61,5 mil euros em prémios e 150 pontos ATP, jogando amanhã a final em Kuala Lumpur com o francês Julien Benneteau (33º mundial), vencedor frente ao suíço Stanislas Wawrinka (10º ATP), detentor do título no Portugal Open, por 6-4 e 6-3.
"Se conseguir vencer amanhã serei o primeiro do meu país a conquistar uma prova ATP e isso seria um grande impulso para a modalidade em Portugal", referiu após o triunfo. "As pessoas vão começar a saber um pouco mais sobre o desporto e isso será positivo", referiu.
"Sinto-me mais confortável na terra batida, piso em que treino em Barcelona, mas estou a fazer um bom percurso no piso rápido, portanto não tenho razões de queixa", acrescentou.
João Sousa, de 24 anos, vencera o espanhol David Ferrer, número 4 do Mundo, para atingir as meias-finais no torneio malaio. Agora pode tornar-se ainda mais histórico, uma vez que só Frederico Gil, finalista no então designado Estoril Open, chegou a esta fase num torneio ATP.