Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

08 novembro 2012

Presidente da China alerta que corrupção poderá “provocar o colapso” do Estado

O Presidente chinês, Hu Jintao, afirmou hoje que a China alcançou "históricos sucessos" na última década, tornando-se a segunda maior economia do mundo, mas advertiu que a corrupção poderá "provocar o colapso" do Partido Comunista e do Estado.
Hu Jintao defendeu o "socialismo com características chinesas" como a única via para "concluir a edificação de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos" e "acelerar a modernização e a grande renovação do país".
A expressão "socialismo com características chinesas" é evocada mais de 50 vezes ao longo das 46 páginas do relatório apresentado por Hu Jintao, ultrapassando largamente as referências ao marxismo-leninismo e ao Pensamento Mao Zedong.
A democracia é um dos "aspetos" da sociedade que o PCC pretende implantar, mas o Presidente chinês reafirmou que a China "nunca copiará um sistema político ocidental".
http://noticias.pt.msn.com/presidente-da-china-alerta-que-corrup%c3%a7%c3%a3o-poder%c3%a1-%e2%80%9cprovocar-o-colapso%e2%80%9d-do-estado-3


Former Chinese President Jiang Zemin (right) stands besides current President Hu Jintao (left) in front of their seats as Premier Wen Jiabao passes behind them at the opening ceremony of the 18th CPC (Communist Party Congress) at the Great Hall of the People in Beijing, China 08 November 2012. The CPC is expected to introduce the new leadership lineup and the Standing Committee of the Politburo.