Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

13 novembro 2012

O lugar das mulheres chinesas é ao fogão

A China, 2ª maior economia do mundo, em franco progresso, que se estima que a partir de 2050 ultrapasse os USA e passe a ser a 1ª economia mundial, proclama: O lugar das mulheres chinesas é ao fogão, por isso não têm cargos políticos.
 A China proclama a igualdade entre homems e mulheres e Mao Tsetung disse que elas são "metade do céu". Mas é um machismo insidioso que domina a política chinesa, um desiquilíbrio que continua com a nova equipa dirigente, que é nomeada na quinta-feira, no dia de encerramento do 18.º Congresso do Partido Comunista Chinês.
Quanto mais se sobe na hierarquia política chinesa, mais a presença das mulheres se torna rara. No Comité Central do partido apenas 6% dos membros são mulheres; no Bureau político, um órgão de 25 elementos, há apenas uma mulher; o Comité Permanente (o mais poderoso na hierarquia) nunca integrou uma mulher.
Uma sondagem/inquérito realizada pela Federação das Mulheres (um organismo do Estado) em 2010 revelou que 62% dos homens e 55% das mulheres chineses consideram que o melhor papel para a mulher é em frente ao fogão.
 http://www.publico.pt/Mundo/o-lugar-das-mulheres-chinesas-e-ao-fogao-por-isso-nao-tem-cargos-politicos-1572129