Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 outubro 2013

Portugal e a NSA

A Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana inclui Portugal numa lista de 20 países com quem mantém ou pretende manter uma "colaboração focada" para a partilha de informações.
Um documento secreto da NSA, obtido pelo analista informático Edward Snowden e divulgado pelo jornal espanhol El Mundo, mostra que os serviços secretos americanos dividem os países que consideram aliados em quatro grupos, consoante as suas relações de proximidade, confiança e capacidade.
O documento inclui num segundo nível de colaboração 20 países, entre os quais Portugal, Espanha, Itália, Japão ou Coreia do Sul.
Sem estabelecer qualquer distinção entre estas duas dezenas de nações (a lista é apresentada por ordem alfabética), a NSA coloca Portugal no grupo de "aliados seguros", mas em relação aos quais as autoridades norte-americanas devem fazer uma "avaliação cuidadosa", para garantirem que os EUA retiram "benefícios reais" de eventuais colaborações para a partilha de informação.
http://www.publico.pt/mundo/noticia/portugal-e-espanha-entre-os-paises-em-quem-a-nsa-mais-confia-para-partilhar-dados-1610851
É por isto que agora vem a público, que o primeiro-ministro Passos Coelho em recente reunião internacional não se mostrou nada incomodado. Ao contrário da chanceler Merkel e do presidente François Hollande que estavam aos ‘pulos’ de incomodados por saberem-se espiados, o nosso primeiro estava ‘numa boa’ porque sabe que a única coisa, os tais "benefícios reais", que os américas da NSA ou outros querem saber de Portugal é o como está o tempo no Algarve, nos greens de golf, as praias e o preço dos peixinhos e do vinho…