Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

06 agosto 2013

Governo retira autonomia aos hospitais para decidir remédios

O Ministério da Saúde quer ter até ao final do ano uma lista de medicamentos comum a todos os hospitais. Decisão sobre o tratamento dos doentes será centralizada por uma comissão de peritos.
Até ao final do ano, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão perder a autonomia de decisão sobre os medicamentos que podem utilizar para tratar os seus doentes. A decisão passa assim para as mãos do Governo, através de uma comissão de peritos encarregue de analisar e escolher o leque de remédios à disposição dos hospitais.
A Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT), criada em Fevereiro passado, e que conta com 24 especialistas - entre eles médicos, farmacêuticos, representantes dos hospitais, das Administrações Regionais de Saúde, do Infarmed, da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Farmacêuticos - já está a trabalhar e já emitiu a lista de remédios à disposição dos hospitais para tratar a Sida, a esclerose múltipla e o cancro da próstata. Ao que o Diário Económico apurou, a criação de um formulário único nacional de medicamentos, que inclui orientações para o tratamento de todas as patologias, deverá estar concluído até ao final do ano.
http://economico.sapo.pt/noticias/governo-retira-autonomia-aos-hospitais-para-decidir-remedios_174958.html
Pode ser que a partir de agora o 'buraquito' dos 6 mil milhões não continue a inchar!