Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 dezembro 2012

Novos condutores passam a revalidar a carta aos 30 anos


Os novos condutores de automóveis ligeiros e de motas vão passar a renovar a carta de condução aos 30 anos e os motoristas de pesados aos 25 anos, segundo as novas regras que entram em vigor na quarta-feira.
O novo regulamento da habilitação legal para conduzir estabelece que a revalidação da carta de condução se inicia aos 30 anos para os condutores de ciclomotores, motociclos e ligeiros e aos 25 anos para as restantes categorias.
Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), os condutores de automóveis ligeiros e de motas vão ter de revalidar o título de 10 em 10 anos até aos 60 anos de idade, passando o tempo a ser encurtado para cinco anos e, depois, para dois anos a partir dos 70 anos de idade.
O IMTT esclarece que os novos prazos de validade só são aplicáveis para as cartas emitidas após 02 de Janeiro de 2013, mantendo-se os títulos anteriores com a validade que consta na carta actual.
As novas regras indicam que a revalidação é meramente administrativa aos 30 e 40 anos para os condutores de ligeiros e aos 25 anos para os motoristas de pesados.
O exame médico mantém-se obrigatório para a revalidação da carta a partir dos 50 anos para as categorias de ciclomotores, motociclos e ligeiros, enquanto para as restantes categorias é a partir dos 25 anos.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/carta-revalidacao-condutores-novas-regras-tvi24/1406036-4071.html