Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

17 dezembro 2012

ESTRADAS DE PORTUGAL: Construção da A26 entre Sines e Beja foi equívoco técnico


A decisão de construir a A26, entre Sines e Beja, foi um "equívoco técnico", porque não se justificava, e os 35 milhões de euros gastos nos lanços cancelados foram "mal" aplicados, considera a Estradas de Portugal (EP).
A decisão foi "um equívoco técnico", porque "o tráfego previsto não justificava a criação de uma auto-estrada dispendiosa para ficar literalmente sem trânsito".
Este montante não foi "dinheiro investido", "mas sim fundos mal aplicados, que nunca trariam qualquer benefício significativo à economia", considera a EP.
Segundo a EP, as obras da subconcessão Baixo Alentejo estão paradas "há vários meses" e só o acordo de renegociação do contrato permitiu criar condições para "assegurar a sustentabilidade financeira do projecto e retomar os trabalhos".
Através do acordo, no âmbito da A26, só serão retomadas e concluídas as obras dos lanços entre Sines e Santo André, entre Sines e Santiago do Cacém e entre o nó de Grândola Sul da A2 e Santa Margarida do Sado.
Sobre a eventual requalificação do IP8, que é exigida por várias entidades do Baixo Alentejo e do Alentejo Litoral, em alternativa ao cancelamento dos lanços da A26, a EP refere que a estrada "continuará a oferecer boas condições de circulação e segurança" adaptadas ao tráfego existente entre a A2 e Beja, que, actualmente, é de 5.550 veículos por dia.